100 profissionais no encontro da Cruz Vermelha

Encontro de profissionais na CVP Águeda

A delegação de Águeda da Cruz Vermelha Portuguesa organizou o primeiro encontro com o tema “Metodologias e Boas Práticas entre Profissionais do RSI”, na sexta-feira, dia 19, contando com a participação de cerca de uma centena de profissionais de todo o país.

Este encontro teve como objetivo a “partilha e reflexão de práticas sociocomunitárias de sucesso inerentes à promoção da qualidade de vida de cidadãos em situação de carência socioeconómica”, contando com a apresentação das equipas dos protocolos do RSI da CERPORTO, Cáritas Diocesana de Viseu e da delegação da Amadora da Cruz Vermelha Portuguesa.
Carla Ferreira, diretora técnica da delegação de Águeda da Cruz Vermelha destacou, na oportunidade, que “a missão das instituições é assegurar que todas as pessoas tenham as mesmas oportunidades e, para isso, têm de se reinventar constantemente”, defendendo que “satisfazer as necessidades elementares das pessoas já não é suficiente, temos de aproveitar todo o Knowhow, todas as competências das equipas técnicas para formar e inserir as pessoas que mais necessitam”.

“Riqueza que deve ser valorizada”

Já a vereadora da ação social da Câmara Municipal de Águeda, Elsa Corga, destacou a “importância” da intervenção social que se faz no concelho de Águeda e o trabalho desenvolvido na vida dos cidadãos, que para além da assistência social, dota as pessoas de competências e as prepara para a reinserção no mercado de trabalho. Aproveitou ainda para enaltecer as pessoas que trabalham nas instituições sociais, que “são uma riqueza muito grande e que devem ser valorizadas e das quais devemos sentir muito orgulho”.
A diretora do núcleo de intervenção social do Centro Distrital de Aveiro do Instituto da Segurança Social, Maria Cristina Vasconcelos, referiu que as equipas dos protocolos do RSI “são uma mais-valia” na implementação da prestação do RSI, quer no distrito, quer no concelho de Águeda, “fazendo um trabalho de proximidade com condições únicas de acompanhamento técnico”.
Este encontro permitiu conhecer os trabalhos que estão a ser desenvolvidos atualmente a nível nacional.

Autores

*

Top