22 associações e 2.000 pessoas na feira dos saberes e sabores

A chuva penalizou a feira solidária, que vai na sexta edição

A sexta edição da feira de saberes e sabores, que a Bela Vista promoveu junto ao ex-Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) em Águeda, recebeu cerca de duas mil pessoas durante o sábado de 13 de abril. A estimativa é da organização, que juntou 22 associações do concelho

“A feira nasceu da ideia do encontro e partilha interinstitucional à volta de saberes e sabores locais”, lembrou a Bela Vista, para quem a iniciativa é uma “estratégia” para dar a conhecer as IPSS e outras associações do concelho. Para além disso, pretende “desocultar os saberes tradicionais, como o fabrico da broa serrana e das filhoses, ou o ciclo do arroz, dar visibilidade aos artesãos, partilhar uma gastronomia rica na diversidade, angariar fundos e ainda identificar um tema para ser refletido e trabalhado”.
Na edição deste ano, o tema foi a “colaboração” que se expressou pela colocação em espaço público de um conjunto de instalações urbanas feitas em colaboração. A área reservada a práticas de lazer, com instrumentos cujo funcionamento só era possível mediante a interação de mais que uma pessoa, e o frigorífico com livros, que continua disponível na avenida Eugénio Ribeiro, são isso exemplo.

ASSOCIAÇÕES
PRESENTES

Participaram na feira 22 associações: Mágico, Arco Íris, Centro Social e Paroquial de Recardães, Associação Cultural e Recreativa de Vale Domingos, Cerciag, Arcor, Santa Casa da Misericórdia, Associação Shalom, Bela Vista, Juntos Somos Arte, Pioneiros, Catraio, Centro Bem Estar de Macinhata do Vouga, Amar, Achar, Censi, Centro Social de Agadão, Casa do Povo de Valongo do Vouga, Associação Ucranianos de Águeda, Margens, Velhas Guardas do Cancioneiro de Águeda e 8 Artesãos. A organização contou ainda com o apoio da Cruz Vermelha, Pecol e Câmara Municipal de Águeda.
“A feira é sem dúvida um espaço de experiências, de partilha, de animação e de encontro, considerando-a uma feira de base associativa e solidária”, sublinhou a Bela Vista, para considerar que a menor afluência deste ano se ficou a dever ao clima instável, com a chuva a ameaçar de manhã e a surgir ao início da tarde.

Autores

Notícias Relacionadas

*

Top