ACHAR promove convívio de mulheres com cancro

ACHAR: sexto convívio de mulheres com cancro

O Mundo Sensível da Associação ACHAR realizou na noite do passado sábado, dia 24 de outubro, o 6º jantar de convívio de mulheres com cancro, em Ois da Ribeira

Cada participante foi surpreendida na mesa, com uma dedicatória com o símbolo do Movimento e como recordação, em jeito de acolhimento, por uma doente oncológica dos órgãos sociais.
Esta iniciativa foi posta em prática em 2010 e desde então são cada vez mais as mulheres que se inscrevem, não só pela doença mas também pelas amigas e familiares que cada uma leva consigo. O objetivo deste encontro é para “esquecer dramas pessoais, por uma noite que seja” e também para testemunhar “a esperança que surge” nesta manifestação de solidariedade.
“Temos de viver sempre com a perspetiva de nos sentirmos bem, com alegria e dignidade. A nossa vida é um recomeço e tornamo-nos mais sensíveis ao sofrimento dos outros”, sublinhou Josefina Castilho, vice-presidente da ACHAR.
Fernanda Silva, na qualidade de presidente, agradeceu a presença de todas e apelou a um brinde à vida, em memória das mulheres da Achar que faleceram pela doença e às ali presentes, que estão ainda a recuperar de tratamentos agressivos e de cirurgias.
Foi um momento alegre e emotivo, quando no ar se ergueram e tocaram cerca de uma centena de copos e uma forte ovação ecoou na sala, pela alegria desta coesão de boas energias, que são como que vitaminas para enfrentar os dias difíceis que ainda hão-de vir.
Até ao início da madrugada, a música deu “asas” ao corpo, que rodopiou sem parar, com uma garra irresistível da ânsia de querer vencer e viver.
Estas mulheres vieram de muitas freguesias do concelho, como Fermentelos, Barrô, Recardães, Valongo do Vouga, Segadães, Tra­vassô, Espinhel, Águeda, Borralha, Macinhata do Vouga, Aguada de Cima e Aguada de Baixo.

HELENA NOGUEIRA
Autores

Notícias Relacionadas

*

Top