Adolfo Portela a traduzir para a Europa

A Escola Secundária Adolfo Portela participa esta quinta-feira no concurso da União Europeia para jovens tradutores, «Juvenes Translatores». Além da escola aguedense, do distrito de Aveiro participa ainda a Dr. Mário Sacramento (Aveiro).

Serão mais de 3 000 adolescentes de 720 escolas secundárias de toda a Europa que participam no concurso. Os alunos, de 17 anos de idade, poem à prova o seu conhecimento de línguas estrangeiras, ao mesmo tempo que experimentam estar na pele de um tradutor profissional. O concurso conta com um total de 22 estabelecimentos de ensino de Portugal.

Os alunos traduzem um texto de uma página com base na sua escolha de 506 combinações linguísticas possíveis, de entre as 23 línguas oficiais da UE. Este ano, o tema dos textos será o voluntariado, de forma a assinalar o Ano Europeu do Voluntariado.

Os tradutores da Comissão Europeia corrigem os textos e seleccionam um vencedor por cada país. Em Março de 2012, os vencedores serão convidados a deslocar-se a Bruxelas para receber o seu prémio das mãos da Comissária Androulla Vassiliou.

Autores

Notícias Relacionadas

*

Top