AdRA investe 650 mil euros em Sever do Vouga

A AdRA – Águas da Região de Aveiro vai investir 650 mil euros na ampliação e renovação da rede de abastecimento de água aos lugares de Castelões, Presas e Espinheiro, na freguesia de Silva Escura, em Sever do Vouga, segundo o acordo de cedência assinado com esta Câmara Municipal.

É à AdRA que compete, a partir de 1 de Maio, garantir a gestão integrada dos serviços de abastecimento de água para consumo público e de saneamento de águas residuais urbanas, nos nove concelhos que já aderiram na região de Aveiro.

O concurso público para esta empreitada foi lançado pelo município de Sever do Vouga mas a posição contratual da autarquia passa para a AdRA, no âmbito da nova parceria com o Estado português e oito outros municípios do distrito de Aveiro.

Para dar seguimento à obra, a AdRA assinou o contrato de empreitada com a Construtora Paulista, com um montante de investimento de 649.572,85 euros, sem IVA. Num prazo de execução de 540 dias, vão ser construídos 17,8 km de rede na freguesia de Silva Escura, perto de 500 ramais domiciliários e um reservatório com 300 m3, aumentando a taxa de cobertura da rede em 4%.

 

PLANO AMPLO DE INVESTIMENTOS

 

Segundo explica o presidente do Conselho de Administração da AdRA, Sérgio Hora Lopes, “esta é a primeira empreitada de um plano de investimentos amplo, que vamos dar a conhecer em breve. Mas podemos avançar já que só nos primeiros anos de actividade para expansão e remodelação da rede nos concelhos que constituem a parceria e para assegurar a qualidade e fiabilidade do serviço de saneamento e abastecimento de água, a AdRA vai investir 125 milhões de euros”. Os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais dos concelhos de Águeda, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Sever do Vouga e Vagos passam, a partir de 1 de Maio, a ser prestados pela AdRA – Águas da Região de Aveiro, S.A.

A AdRA surge na sequência do primeiro contrato de parceria pública, em Portugal, para a gestão integrada dos serviços de abastecimento de água para consumo público e de saneamento de águas residuais urbanas – celebrado a 29 de Julho de 2009, entre o Estado Português e nove municípios da região, que são accionistas, a par da AdP – Águas de Portugal. Em Março deste ano, o município de Ovar solicitou a integração também na parceria e a sua adesão plena deverá será feita ainda no primeiro semestre de 2010.

Autores

Notícias Relacionadas

*

Top