Aguada de Cima: Mais de três centenas no capítulo da Confraria das Almas Santas e do Leitão

Aguada De Cima

A Confraria das Almas Santas da Areosa e do Leitão comemorou, no sábado, o seu décimo sexto capítulo, numa cerimónia que contou, este ano, com a presença de 305 confrades de 72 confrarias.

A confraria anfitriã proporcionou o seu caloroso acolhimento matinal que permitiu o habitual desjejum com várias iguarias da região. Das apresentações e conversas entre os presentes seguiu-se a celebração eu­carística pelo Padre Paulo Gandarinho na igreja matriz.
Finda a solenidade eucarística, teve lugar a tradição confrádica do desfile de todas as confrarias, e seus estandartes até à Capela das Almas Santas da Areosa.
No interior da Capela da segunda metade do século XVIII foi, então, realizada a entronização dos confrades Ângelo Duarte, José Cabral, Miguel Castanheira e Paulo Reis, perante todas as entidades e convidados presentes. Todo este ritual confrádico se repete anualmente, numa formalidade muito bem orquestrada pelos confrades aguadenses que, deste modo, recebem no seio da magistral e perfumada Capela o “novo sangue” desta confraria. (Leia mais na edição da semana)

Autores

Notícias Relacionadas

*

Top