Albergaria-a-Velha: Propostas para o Orçamento Participativo até quarta-feira

Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha

É já na próxima quarta-feira, 30 de setembro, que termina o prazo de submissão de propostas para o Orçamento Participativo 2015 de Albergaria-a-Velha. Quem estiver interessado em apresentar os projetos ainda pode fazê-lo através da plataforma digital “Albergaria Participa”.

A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha já recebeu 70 propostas que abarcam todas as freguesias do Município. Albergaria-a-Velha e Valmaior tem o maior número de propostas, 25, seguindo-se as freguesias de Angeja e Branca, ambas com 11 propostas. Existem, igualmente, 11 projetos que são transversais às seis freguesias do concelho.
As áreas de intervenção sugeridas englobam diferentes campos. A requalificação de edifícios e de vias de comunicação é sugerido frequentemente, tal como a criação ou melhoramento de parques de lazer, parques infantis, churrasqueiras e hortas comunitárias. A construção de infraestruturas desportivas, tais como campos de ténis, voleibol, mini-golfe, e o desenvolvimento de iniciativas para atrair turistas são também mencionadas nas propostas. Todas as sugestões podem ser consultadas na plataforma “Albergaria Participa”.
O Orçamento Participativo permite o exercício de uma cidadania mais ativa e a aproximação dos munícipes aos órgãos de poder local. Após o período de apresentação de propostas, será feita uma avaliação técnica para verificar a sua viabilidade. Depois de publicadas as propostas definitivas, até 30 de novembro, os cidadãos são convidados a votar online em cinco, sendo escolhidas as que reunirem o maior número de votos. Cada proposta não pode exceder os 40 mil euros por freguesia. Para que ninguém fique excluído do processo de votação, os Serviços Municipais vão possibilitar o voto a qualquer pessoa sem acesso à Internet.
O Orçamento Municipal de 2016 vai contar com uma dotação de 100 mil euros para a execução das propostas a concurso. É a primeira vez que se realiza um Orçamento Participativo em Albergaria-a-Velha.

Autores

Notícias Relacionadas

*

Top