Alunos das escolas de Águeda com sessões sobre sustentabilidade

sustentabilidade

Alunos de várias escolas do município de Águeda participaram em sessões de educação e de sensibilização para a sustentabilidade, no âmbito da Agência para a Sustentabilidade e a Competitividade.
Trata-se de um projeto para a Região de Aveiro, integrado na Rede Urbana para a Competitividade e a Inovação (RUCI) e que se encontra a ser promovido pelo município de Águeda, em parceria com os demais municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA).
Com o cofinanciamento do Programa Mais Centro decorre um alargado programa de intervenções nos 11 municípios que integram a CIRA. Destacam-se um conjunto de atividades de educação e sensibilização ambiental e para a sustentabilidade que englobam temáticas como a eficiência energética e hídrica, resíduos e alterações climáticas, que estão a ser implementadas em 55 escolas pertencentes aos 11 municípios integrados nesta iniciativa – Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos.
A ativação do projeto foi realizada em meados de setembro com o envio de uma árvore autóctone (carvalho-alvarinho) a todas as escolas envolvidas, juntamente com um convite à participação das mesmas nas atividades do projeto Agência para a Sustentabilidade e Competitividade – Região de Aveiro.
As primeiras ações de sensibilização realizaram-se no município de Águeda, que considera ter “excedido a expectativa” e revelando terem “surgido novas solicitações, endereçadas pelas escolas à autarquia, para se repetirem estas ações para mais alunos e noutras escolas do agrupamento”.
Os alunos foram convidados a construir a maqueta da sua cidade sustentável e a participar numa caça ao tesouro. Outras iniciativas contarão “ainda com mais ações” e o apoio de uma Plataforma TIC onde constam outras iniciativas: protocolos, inquéritos ambientais, fichas informativas, a caracterização e perfil energético das escolas envolvidas, entre outros elementos que apoiam o desenvolvimento de escolas e comunidades mais sustentáveis.

Autores

Notícias Relacionadas

*

Top