Anadia é centro da UCI

Os presidentes Delmino Pereira (FPC), David Lappartient (UCI), Maria Teresa Cardoso (Câmara de Anadia) com João Paulo Rebelo (secretário de Estado do Desporto)

O presidente da União Ciclista Internacional (UCI), David Lappartient, anunciou na inauguração da pista de BMX de Sangalhos, no passado dia 4 de julho, que o comité diretor daquele organismo decidiu atribuir ao Centro de Alto Rendimento (CAR) de Anadia o estatuto de Centro Continental do Centro Mundial de Ciclismo da UCI. Trata-se do único centro no continente europeu

Para além da abertura oficial deste equipamento foram ainda inaugurados o centro de avaliação e controlo de treino, localizado no edifício da pista de BMX, em Sangalhos, e a pista de cross coutry olímpico (XCO), na Curia.
O responsável máximo do ciclismo internacional teceu ainda algumas considerações sobre a qualidade dos equipamentos existentes no CAR, considerando que “permite aos jovens, nacionais e de outras nacionalidades, praticar e desenvolver o ciclismo de alta competição e de excelência”.
A presidente da Câmara de Anadia, Maria Teresa Cardoso, afirmou que Anadia ser considerado um centro satélite do Centro Mundial da UCI “é o maior reconhecimento que podemos ter depois destes anos em que investimos a sério nesta modalidade”. A autarca destacou o impacto que estas novas infraestruturas irão ter noutras áreas da economia local, como o turismo, a gastronomia e a enologia, que “têm reagido positivamente” ao conjunto de eventos nacionais e internacionais que se têm realizado no concelho e na região.

ANADIA RECEBE DEPARTAMENTOS FEDERATIVOS

O presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, frisou que, com a atribuição deste estatuto ao CAR de Anadia, “Portugal entra, definitivamente no centro do ciclismo mundial, assumindo assim o que é a nova filosofia do ciclismo, cada vez mais internacional, mais olímpico, evoluído, exigente e ético”.
Delmino Pereira anunciou que a FPC decidiu descentralizar os seus serviços. “Anadia receberá o departamento técnico e de formação de todas as seleções nacionais, assim como o departamento de organização de eventos”.
A pista de BMX encontra-se localizada, junto ao CAR/Velódromo Nacional, em Sangalhos, sendo a única, na Península Ibérica, com caraterísticas olímpicas, estando apta para acolher a realização de grandes eventos internacionais, como campeonatos do Mundo e da Europa, assim como estágios de diferentes seleções nacionais e internacionais.
A pista de XCO está localizada na Curia, nos antigos terrenos do parque de campismo, e funciona como uma extensão do CAR. A pista está dotada de condições para o desenvolvimento do ciclismo de iniciação e formação.

Autores

Notícias Relacionadas

*

Top