Banda Alvarense inaugura museu da música

Banda Alvarense inaugurou museu

O museu Banda Alvarense foi inaugurado no sábado pela Sociedade Musical Alvarense. O novo espaço localiza-se na antiga sede da coletividade, que sofreu obras de remodelação

Situado no Largo do Cruzeiro, em Casal de Álvaro, o museu é “uma obra de construção moderna, inspirado nas tendências que marcam o século XXI”. No momento da inauguração, a até então presidente da Banda Alvarense, Salomé Castanheira, lembrou que as obras na sede antiga eram um dos desafios do mandato. “Sabíamos que tínhamos de fazer obras urgentes, porque a primeira sede da banda estava a deteriorar-se por completo”.
Lembrou que “foi necessária uma reflexão ponderada” e que “já vinham de trás as conversações sobre a criação de um museu, mas a ideia só por si causou-nos alguma dificuldade de aceitação”. Explicou porquê: “Construir um museu para ficar fechado, com o acesso do público uma vez por ano, por altura do aniversário e pouco mais, era algo que sabíamos que tínhamos que contrariar”, disse.
Por isso a opção de “abrir a estrutura apostando no vidro, permitindo a todos que passem em Casal de Álvaro uma visão não total mas bastante elevada do espólio contido no museu”.

Isabel Reis, nova presidente da Banda Alvarense

Isabel Reis, nova presidente da Banda Alvarense

NOVA DIREÇÃO

Isabel Carvalho dos Reis é a nova presidente da direção da Banda Alvarense. É natural de África do Sul mas vive em Portugal há 25 anos. Há quase duas décadas que mora em Casal de Álvaro, terra onde casou. Tem dois filhos, que já foram músicos da Banda Alvarense, e há 10 anos fez parte da direção da coletividade.

(leia mais na edição da semana – versões e-paper e impressa)

Autores

Notícias Relacionadas

*

Top