Barrô: Quem acode ao Rio Cértima?

Rio Cértima

O estado em que se encontra o Rio Cértima está a provocar a indignação dos populares. Um deles decidiu agir e denunciar a situação junto de várias entidades, tendo ainda colocado um vídeo no youtube, com o título “O Rio Cértima (o maior caudal de água da pateira de Fermentelos) corre perigo”.

As águas têm um manto verde a cobri-las e há peixes mortos a boiar e isso está a afetar a qualidade da água da Pateira, receia Victor Cardoso, de Barrô, autor da denúncia do caso às entidades, inclusive à Agência Portuguesa do Ambiente. “Se ninguém tomar uma posição é uma desgraça”, diz Victor Cardoso.

O rio Cértima nasce junto à confluência de vários tributários, junto da povoação de Ponte de Viadores, na freguesia de Casal Comba, a cerca de dois quilómetros a sul da Mealhada, percorrendo uma distância aproximada de 43 quilómetros, no sentido Sul-Norte. Atravessa quatro concelhos bairradinos: Mealhada, Anadia, Oliveira do Bairro e Águeda, dividindo estes concelhos nas freguesias de Barrô e Aguada de Baixo. Perto da freguesia de Fermentelos, as suas águas convergem na lagoa natural da Pateira, acabando por desaguar na margem esquerda do Rio Águeda, em Requeixo.

Autores

Notícias Relacionadas

*

Top