Câmara de Águeda desenvolve projeto-piloto com a Casa do Povo de Valongo

Iluminação pública a LED na cidade de Águeda

A Câmara Municipal de Águeda vai estabelecer um protocolo de colaboração com a Casa do Povo de Valongo do Vouga com vista ao desenvolvimento de um projeto-piloto de eficiência energética na iluminação pública

O projeto tem em conta os compromissos de “sustentabilidade” assumidos pela autarquia, que procura concretizar no terreno soluções de gestão de iluminação pública “competitivas nos mercados nacionais e internacionais”. Em causa está a “substituição em diversas ruas e avenidas das luminárias convencionais por luminárias LED, instalação de contadores inteligentes, promoção da partilha de experiências e conhecimentos na área”, entre outras.
A CPVV tem a concessão de rede elétrica desde 1952, tendo diversos postos de transformação (PT) de média tensão e uma rede própria para a distribuição de energia. Os PT recebem a energia em média tensão, adquirida à EDP, transformando-a em baixa para ser distribuída pelos utentes.
A instituição valonguense tem 1981 luminárias, das quais 65% (1287) estão ligadas no âmbito da campanha de poupança de energia, e 23 PT. “A instalação de iluminação a LED permite o alcance de maiores poupanças energéticas”, sublinha o protocolo. Os contadores inteligentes a instalar nos PT permitem leitura e controlo remoto, não obrigando a deslocação de uma pessoa ao local.
A Câmara de Águeda “assume o compromisso” de apoiar tecnicamente a CPVV, disponibilizando recursos humanos, apoiar a aquisição de material e equipamento necessário a implantação do projeto, promover a formação de técnicos indicados pela CPVV, organizar uma sessão pública de esclarecimento da população e difundir os resultados. Para o efeito, vai transferir um valor máximo de 8.500 euros.
A CPVV promoverá a substituição de lâmpadas e adquirirá os contadores inteligentes, bem como os equipamentos, para que os objetivos do projeto-piloto sejam cumpridos. Fica responsável também pela manutenção.
(leia mais nas edições e-paper e impressa)

Foto em cima: Iluminação pública a LED na cidade de Águeda

Vantagens e desvantagens da iluminação a LED (Visão)

Casa do Povo de Valongo do Vouga (história)

Autores

Notícias Relacionadas

*

Top