Câmara de Albergaria-a-Velha reforça proteção civil

O novo veículo da proteção civil de Albergaria-a-Velha

A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha renovou a viatura do serviço municipal de proteção civil, dotando-a dos mais modernos equipamentos previstos para situações de emergência.

Trata-se de um Nissan Patrol 4X4, de 1999, destinado a auxiliar e a intervir em situaçoes de socorro, salvamento e proteçao de pessoas e bens, risco ambiental, e com capacidade para apoio logístico e comando de operações.
A viatura renovada é um veículo operacional de apoio, com capacidade para realizar intervenções de primeira linha em diversos tipos de risco. Está equipada com os meios necessários para responder a situações de emergência, como pequenas cheias e inundações em zonas urbanas, primeira intervenção em incêndios estruturais e incêndios florestais.
Procedeu-se a um reforço de capacidade nas comunicações de emergência de rádios portáteis do Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP), Rede Operacional de Bombeiros (ROB) e Rede Operacional de Proteção Civil (ROPC).
“A viatura vem satisfazer as competências previstas na lei em relação ao Serviço Municipal de Proteção Civil”, refere nota municipal. “Permite deslocações que exijam uma estrutura de comando reforçada no teatro de operações, para planeamento e prevenção de riscos, ações de sensibilização e educação, avisos à população, bem como deslocações a diversos tipos de ocorrências em todo o concelho de Albergaria-a-Velha”.
Além do sistema de comunicaçoes SIRESP, ROB e ROPC, o renovado veículo da proteção civil está equipado com kit de primeira intervenção em incêndios estruturais composto por dois extintores, um de pó químico de seis quilos e um de água aditivada de nove quilos, motosserra, kit de primeiros socorros, luzes de emergência e trabalho, cones de sinalização e fita sinalizadora.
“O nível de equipamento instalado permite dar apoio aos principais agentes da proteção civil, bombeiros e forças de segurança”, refere a Câmara de Albergaria-a-Velha. “Pode ainda transportar um gerador elétrico alternativo, assim como uma bomba de água para inundações de baixo nível, sempre que seja necessário dar resposta a situações deste tipo”.
O Serviço Municipal de Proteção Civil é uma competência das câmaras municipais e atua em articulação com o Serviço Nacional de Proteção Civil, em casos de catástrofes ou acidentes de grande dimensão. Em Albergaria-a-Velha, o serviço dispõe de um atendimento telefónico permanente que é assegurado pelos Bombeiros Voluntários através do número 234 529 114.

Autores

Notícias Relacionadas

*

Top