Campanha para ajudar jovem com doença neurodegenerativa

Chama-se Catarina Oliveira e hoje é mais conhecida por “Nina”. Estudou na Escola EB 1 de Paradela, localidade onde viveu durante alguns anos, tendo aí frequentado a catequese. Seguiu depois para a EB 2,3 de Fermentelos e, finalmente, para a Escola Secundária Marques de Castilho.

Estudante e desportista, jogava futebol federado e tinha sonhos idênticos a tantos jovens com a sua idade. No entanto, a vida pregou-lhe uma rasteira, atirando-a para uma cadeira de rodas, para tratamentos médicos, fisioterapia e medicamentos. A “Nina” sofre, desde outubro de 2012, de esclerose lateral amiotrófica, doença neurodegenerativa, caracterizada pela degeneração dos neurónios motores, as células do sistema nervoso que controlam os movimentos voluntários dos músculos.

Paradela, localidade onde a Nina já residiu, não quis ficar indiferente: no próximo sábado, no final da eucaristia na Igreja de S. Pedro (19h30), um grupo de pessoas, sobretudo ligadas ao departamento de catequese e ao Grupo de Jovens de Paradela, irá vender bolos, chá, café. Depois, pelas 20h30, no salão da Igreja, decorre um “Momento com a Nina”, em que as pessoas poderão conhecer melhor esta história e uma jovem que, apesar deste percalço, mantém uma grande alegria de viver.

Quem estiver interessado em ajudar a Nina, poderá igualmente fazer o seu donativo na conta com o NIB 003500060006252470074, em nome de Catarina Oliveira, a Nina.

(MAIS INFORMAÇÃO NAS VERSÕES E-PAPER E IMPRESSA)

Autores

Notícias Relacionadas

*

Top