Centro de Formação Desportiva em Águeda

Tiago Tavares

Um Centro de Formação Desportiva (CFD) para atividades náuticas, criando através do programa de desporto escolar 2013/2017, foi apresentado em conferência de imprensa pela Câmara Municipal de Águeda, escolas e associações que integram o projeto

Autarquia, Agrupamento de Escolas de Águeda Sul, IDL, ARCOR e CERCIAG são as entidades envolvidas no CFD, um dos três únicos aprovados este ano em todo o país e um dos 40 agora em atividade. O primeiro dia aberto, na última semana na Pateira, reuniu mais alunos que o estimado e a adesão tem superado as expetativas.
A atividade, para as modalidades de canoagem e vela, integra o currículo de educação física do 7º ano de escolaridade mas é aberto a toda a população escolar, do 5º ao 12º ano, às quartas-feiras à tarde.
“Apostar na ligação do desporto escolar aos clubes” é uma mais valia para o vereador Edson Santos, que assinala “a vontade dos professores e das escolas”. O projeto tem “tudo para ser um sucesso” no objetivo do “desporto para todos” e do “trabalho em rede”. A CERCIAG surge como parceira no âmbito do desporto para todos, disse o vereador.
Para Francisco Vitorino, presidente do Agrupamento de Escolas Águeda Sul, esta é “uma janela de oportunidade que surgiu de conversas informais”, sublinhando o “apoio logístico” da câmara, designadamente assegurando o transporte dos alunos, “a matéria prima” dada pelas escolas.
O professor Paulo Veiga considerou que esta foi “uma oportunidade muito bem agarrada”. A adesão dos alunos tem sido “uma surpresa”. Adiantou números: “Muito superior a 20 e 30 alunos em cada escola”.
Para o presidente da Câmara “estamos a deixar cada vez mais o nosso individualismo e a pensar que em conjunto é mais fácil fazer mais e melhor”. Gil Nadais considerou que “se o número de alunos ultrapassou as expectativas é sinónimo de que gostaram mas aumenta a responsabilidade”.

Autores

Notícias Relacionadas

*

Top