Centro de Inovação e Tecnologia em Águeda

Inauguração do CITNM em Águeda

A Sakthi Portugal inaugurou em Águeda o seu Centro de Inovação e Tecnologia N. Mahalingam (CITNM), que pretende ser um “centro de geração e disseminação de conhecimento, especialmente vocacionado para as indústrias da mobilidade e, em particular, do automóvel, fundição e metalurgia”

A promoção do conhecimento, através de investigação e inovação, educação e formação, para diversos setores, sobretudo na área da mobilidade, em especial automóvel, metalurgia e fundição são os objetivos do centro, revelados por Fernando Resina, presidente da Assembleia Geral do CITNM, na sessão inaugural, que decorreu no Palácio da Borralha.
Na cerimónia, o presidente da Câmara Municipal de Águeda, Gil Nadais, agradeceu a aposta em Águeda para a criação de um projeto “que fará a diferença” e que olha o “futuro”, e pelo qual o município declara a sua “paixão”, louvando o trabalho desenvolvido, as parcerias já conseguidas e as perspetivas de emprego e de inovação criadas. Gil Nadais chamou ao palco o mentor deste projeto, Jorge Fesch, o chairman do CITNM e da Sakthi Portugal, o primeiro fundador do CITNM.
De acordo com Jorge Fresch, o CITNM tem como missão “preparar as próximas gerações num ambiente escola-empresa de excelência” e pretende ser “um centro de geração e disseminação de conhecimento, especialmente vocacionado para as indústrias da mobilidade e, em particular, do automóvel, fundição e metalurgia”. Com base na dinamização de parcerias nacionais e internacionais, o CITNM tem como eixos principais de intervenção: investigação e desenvolvimento; educação; e formação.
O presidente da Agência Nacional de Inovação, José Carlos Caldeira, em representação do ministro da Ciência e Tecnologia apresentou uma panorâmica animadora da inovação em Portugal, salientando que duplicaram as candidaturas a fundos europeus, subiram fortemente o envolvimento das PME e das empresas nacionais, com projetos diferenciadores apresentados ao Instrumento PME e ao Horizonte 2020, e pré-anunciando dois programas, um a ser apresentado em breve pelo ministro da Economia e um outro a ser uma aposta forte do Ministério da Ciência e Tecnologia. Recorde-se que a Sakthi tem em curso a construção a sua unidade fabril no Parque Empresarial do Casarão.
A inauguração do Centro de Inovação e Tecnologia trouxe a Águeda personalidades de relevo mundial da indústria automóvel, da fundição e metalurgia, bem como da investigação e mundo universitário, nomeadamente parceiros empresariais e académicos de países como Alemanha, Brasil, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Reino Unido e Suécia, além de Portugal.

(leia mais na edição da semana – versões e-paper e impressa)
Autores

Notícias Relacionadas

*

Top