Centro: Presidente da Entidade Regional de Turismo empenhado na adesão de Coimbra, Figueira e Cantanhede

Pedro Machado, manifestou hoje o seu empenho em que os municípios de Coimbra, Cantanhede e Figueira da Foz adiram ao novo organismo, que terá sede em Aveiro. Em declarações aos jornalistas no final da tomada de posse dos órgãos da nova entidade, que decorreu em Coimbra, Pedro Machado disse estar “fortemente empenhado e disponível para tudo o que estiver ao seu alcance” no sentido de que aqueles municípios adiram.

Entre as “consequências práticas” da não adesão ao novo organismo, Pedro Machado enunciou, para os municípios, o “afastamento da capacidade de acesso ao programa de investimentos para o turismo e a outros programas nacionais” e o facto de a região deixar de contar com a contrapartida financeira correspondente à participação desses municípios no Turismo do Centro Portugal.

A posse dos órgãos da nova Entidade, que vai ter sede em Aveiro e engloba 55 dos 58 municípios da região, decorreu num hotel em Coimbra, sucedendo a uma sessão de trabalho, eventos presididos pelo secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade.

“O caminho faz-se caminhando. Se num primeiro momento não foi possível e na medida em que estão a ser disponibilizados recursos financeiros pela administração central para que esta entidade possa promover todos estes territórios, do meu ponto de vista não faz sentido que estes municípios não estejam presentes”, declarou o membro do governo aos jornalistas ao comentar a não adesão daqueles municípios.

Bernardo Trindade manifestou-se convicto, porém, que a sua inclusão “será uma realidade a breve prazo”.

“A sua opção [dos três municípios] foi uma resposta negativa em relação a uma opção de localização da sede. Essa questão está ultrapassada – a nova Entidade de Turismo do Centro Portugal está neste momento instalada e o fundamental é que continuemos a trabalhar para promover adequadamente cada uma destas realidades”, salientou.

A extinta Região de Turismo do Centro tinha sede na cidade de Coimbra.

Autores

Notícias Relacionadas

*

Top