Ciclismo: César Fonte de amarelo no GP Abimota; Edgar Pinto em 2º.

César Fonte (Barbot-Efapel) é o camisola amarela do 32º Grande Prémio Abimota em bicicleta ao vencer a primeira etapa, entre Ovar e Sever do Vouga, na distância de 158 quilómetros, realizada este Sábado.

O ciclista alcançou aos 24 anos a sua primeira vitória como profissional, aproveitando a subida que antecedeu a meta em Sever do Vouga, contagem de montanha, para se adiantar aos companheiros de fuga e vencer com dois segundos de vantagem sobre o albergariense Edgar Pinto (LA-Antarte).

Na classificação geral, César Fonte lidera com cinco segundos de vantagem sobre Edgar Pinto, enquanto João Correia (Liberty Seguros-St.Maria da Feira), que partiu de amarelo após o contra-relógio por equipas na sexta-feira, no Velódromo de Sangalhos, caiu para a 60.ª posição, após ceder 22.08 minutos durante a etapa.

O Grande Prémio Abimota termina este domingo com a ligação entre a Praia da Barra e Águeda, na distância de 136 quilómetros. A partida está prevista para as 13 horas e a chegada pelas 16h20 à av. Dr. Eugénio Ribeiro.

Após a interrupção verificada em 2010, o Grande Prémio ABIMOTA, em ciclismo, volta este fim-de-semana à estrada para a sua 32ª edição. Com todos os nomes do pelotão velocipédico português, uma semana depois de terem discutido os diversos títulos nacionais em Pataias, e na estreia da parceria entre a associação do sector das duas rodas e a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA).

Três dias, um prólogo, duas etapas em linha, oito camisolas, 14 equipas, 15 municípios e 297 quilómetros constituem os números da prova que se inicia esta sexta-feira no velódromo de Sangalhos (prólogo em contra-relógio por equipas) e termina domingo em Águeda.

O prólogo começa às 18 horas de sexta-feira, na distância 5 quilómetros (20 voltas ao velódromo). As equipas farão treinos livres das 14 às 17h30. A envergadura da camisola amarela está prevista para as 21 horas.

No sábado, 2 de Julho, a 1ª etapa vai de Ovar a Sever do Vouga (158 km), com partida às 12h30 e chegada prevista para as 16h20. Os ciclistas enfrentam três contagens de montanha: entre Vale de Cambra e Sever do Vouga (Alto do Decide, 14h47), nas Talhadas (debaixo do viaduto da A25, 15h15) e na meta final em Sever do Vouga, já depois de terem descido por Arrancada e de terem passado por Albergaria-a-Velha e pela N16 – Valmaior e Mouquim – para a subida final.

No domingo, 3 de Julho, a 2ª etapa liga a Praia da Barra a Águeda (134 km), com partida junto ao farol (13h) e chegada prevista para as 16h16. Os ciclistas vão pelas praias até Vagos e Ílhavo, depois Oliveira do Bairro, Sangalhos e Anadia, com duas metas de montanha na serra do Buçaco (14h50). Depois, Aguada de Cima e Vale do Grou, com aproximação à meta pela Av. 25 de Abril até à Eugénio Ribeiro.

As equipas participantes são a LA/Antarte, Barbot/Efapel, Onda/Boavista e Tavira/Prio, Fundacion Oscar Pereiro (Espanha), SPOL/Caixa Nova (Espanha), Cartaxo/José Maria Nicolau, Liberty Seguros/SM Feira, Maia, Mortágua/Basi, Vitória/ASC, Louletano, Bicicó e Aluvia/Valongo.

Autores

Notícias Relacionadas

Top