Ciclismo: prova de abertura vai ser apresentada em Águeda

ciclismo em Águeda

A prova de abertura da época oficial do ciclismo de estrada – denominada CIRA/Liberty Seguros -, marcada para 4 de fevereiro, vai ser apresentada na véspera, em Águeda, numa “sessão festiva”

O anúncio foi feito pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) na sua última reunião, em Aveiro. O conselho intermunicipal aprovou a prova, já noticiada pelo Região de Águeda na edição de 13 de dezembro (pag 26). Com um percurso de 168 quilómetros, terá partida em Oliveira do Bairro e chegada à Murtosa, com passagem por todos os 11 municípios da CIRA.
A prova e a sessão festiva “incorporam-se na forte cooperação” entre a CIRA e a Federação Portuguesa de Ciclismo, “na continuidade da afirmação de Aveiro, Região da Bicicleta, que queremos que se fortaleça e será objeto de várias ações em diversas áreas, desde a mobilidade, o desporto, a dinamização turística e a inovação industrial” – refere a CIRA.

SANGALHOS RECEBE PROVAS  DE PISTA E BMX

Aquela prova na Região de Aveiro abre a época 2018 no que toca ao ciclismo de estrada, tal como aconteceu em 2017, com vitória o sprint de Francisco Campos (Miranda/Mortágua), um ciclista sub23 que se impôs aos corredores de elite.
A 4 de fevereiro correrão as nove equipas nacionais que integram o pelotão: seis continentais profissionais (W52/FC Porto, Sporting/Tavira, Efapel, Rádio Popular/Boavista, Vito/Feirense/Blackjack e Aviludo/Louletano) e três continentais sub-25 anos (Mortágua/Miranda, LA Alumínios e Liberty Seguros/Carglass).
Contudo, o calendário 2018 inicia-se na pista, já a 6 de janeiro, com a primeira prova a contar para a Taça de Portugal – Critério Bento Pessoa, no Velódromo de Sangalhos. No dia 20 de janeiro será o campeonato nacional de pista no mesmo local, seguindo-se a 14 de fevereiro o Critério Alves Barbosa e a 24 de fevereiro o Critério Sunlive, correspondentes às segunda e terceira provas da Taça de Portugal de pista.
Sangalhos recebe ainda as avaliações do projeto escolas de ciclismo no dia 3 de março, o campeonato nacional de BMX nos dias 7 e 8 de julho, o encontro da juventude de 27 a 29 de julho, o campeonato nacional de pista para elites e masters nos dias 13 e 14 de outubro, o primeiro troféu internacional de Anadia em BMX dias 20 e 21 de outubro e o trofeu internacional de Anadia em pista de 14 a 16 de dezembro.

ÁGUEDA  E ALBERGARIA EM ESTRADA

Como o RA avançou na edição de 13 de dezembro, a 37ª edição do grande prémio Abimota realiza-se de 14 a 17 de junho, de acordo com o calendário nacional da Federação Portuguesa de Ciclismo para 2018. No dia 17 (domingo) realiza-se em Águeda a 3ª Taça de Portugal de paraciclismo em paralelo com a chegada final do Abimota.
A Volta a Albergaria-a-Velha realiza-se a 1 de julho, contando para a Taça de Portugal de elites e sub23 e também para a Taça de Portugal de paraciclismo. O grande prémio Alves Barbosa ligará Montemor-o-Velho a Sangalhos nos dias 1 e 2 de setembro.
No distrito, Santa Maria da Feira tem a sua “volta” nos dias 7 e 8 de abril para elites e sub23, o troféu Concelho de Oliveira de Azeméis realiza-se a 9 de junho e o Memorial Bruno Neves, em Nogueira do Cravo, a 10 de junho, esta a contar para a Taça de Portugal, antecipando o GP Abimota que começa quatro dias depois.
Grandes nomes mundiais estarão na Volta ao Algarve de 14 a 18 de fevereiro, a segunda competição de estrada da época, após a prova de abertura na Região de Aveiro. A 80ª Volta a Portugal realiza-se de 1 a 12 de agosto e a Volta a Portugal do Futuro entre 5 e 9 de setembro.

Autores

Notícias Relacionadas

*

Top