Cidade Desportiva da AFA vai nascer junto ao estádio de Aveiro

afa

Confirmando as suas declarações em entrevista ao Região de Águeda (publicada em dezembro de 2018), o presidente da Associação de Futebol de Aveiro, Arménio Pinho, formalizou no sábado a assinatura do contrato de comodato para a cedência de lotes de terreno junto ao Estádio Municipal de Aveiro, tendo em vista a construção de uma cidade desportiva com campos e a sede daquela associação

A assinatura do contrato com o presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, num dos auditórios do estádio, foi testemunhada por Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, por Manuel Alegre – que apresentava o livro que o próprio parafraseou, com a história dos 95 anos da AFA, que o seu avô Mário Duarte fundou, sendo de resto o seu primeiro presidente -, por autarcas como o presidente da Câmara de Águeda (assinou um protocolo com a AFA para o torneio interfreguesias), dirigentes de clubes e outros agentes desportivos.
Tal como na entrevista ao RA, Arménio Pinho justificou a cidade desportiva com o aumento da atividade da AFA – mais do que triplicou em número de jogos e de atletas nos 32 anos de existência da atual sede – e a necessidade de concentração da mesma. É um “desafio grande”, confidenciou.

CAMPOS DA AFA E DO BEIRA MAR LADO A LADO

Como tinha afirmado na longa entrevista ao RA, a primeira fase do projeto compreende a construção de um campo relvado, com apoio e financiamento garantido por parte da FPF. A segunda fase compreende a construção de um pavilhão e da sede da AFA. “Levaremos a uma assembleia geral a nossa pretensão em vender a sede atual, canalizando o dinheiro para esse investimento”, referia Arménio Pinho, confirmando agora. “Os próximos tempos serão decisivos mas com apoio e a vontade fazer no centenário estará em funcionamento”.
Ribau Esteves considerou que o acordo é “útil para as duas partes”, sublinhando que “duas obras vão decorrer em simultâneo”, pois a autarquia avança com um concurso público de 3,5 milhões euros para construir campos de treino para o SC Beira Mar, ao lado do estádio e da cidade desportiva da AFA, que vai entregar ao clube.

 (leia mais na edição da semana – versões e-paper e impressa)

 

Autores

Notícias Relacionadas

*

Top