Conservatório tem inscrições abertas para ano lectivo 2017/2018

Casa do Adro, sede do Conservatório de Música de Águeda

O Conservatório de Música de Águeda tem abertas as inscrições para o ano letivo de 2017/2018. A oferta educativa inclui a iniciação musical (6 aos 9 anos), curso básico de música até ao 5º grau (10 aos 14 anos), curso secundário de música do 5º ao 8º grau (15 aos 18 anos) e cursos livres (abertos a alunos de qualquer idade)

No Conservatório de Águeda são lecionados os seguintes instrumentos: violino, viola d’arco, violoncelo, contrabaixo, guitarra clássica, clarinete, flauta transversal, oboé, fagote, saxofone, trompete, trombone, trompa, tuba, piano, acordeão, canto, percussão e bateria. A escolha do instrumento está sujeita ao número de vagas existentes em cada ano letivo.

INICIAÇÃO MUSICAL E CURSO BÁSICO

A iniciação musical destina-se aos alunos que frequentem o 1º ciclo do ensino básico, em qualquer dos anos de escolaridade.
O curso básico em regime articulado, permite ao aluno frequentar o ensino da música pela articulação pedagógica entre o conservatório e a escola de ensino regular, conferindo uma dupla certificação oficial, garantindo ao aluno o acesso a um plano de estudos adaptado, com o objetivo de aliviar a carga horária e não duplicar disciplinas. A frequência neste regime é isenta do pagamento de propinas.
No âmbito deste regime de ensino, o Conservatório estabeleceu para o ano letivo 2017/2018, protocolos com as seguintes escolas: Escola EB 2,3 Fernando Caldeira (Agrupamento de Escolas de Águeda); Escola Secundária Adolfo Portela (Águeda); Escola Secundária Marques de Castilho e Escola EB 2,3 Prof. Artur Nunes Vidal (Agrupamento de Escolas Águeda Sul); Escola EB 2,3 de Valongo do Vouga (Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga); Instituto Duarte Lemos (Trofa – Águeda); Colégio Nossa Senhora da Assunção (Anadia); Escola EB 2,3 de São João de Loure (Albergaria-a-Velha). Existe ainda a possibilidade deste leque ser alargado, através da criação de protocolos com outras escolas.

CURSOS SECUNDÁRIO E LIVRE

Podem matricular-se no curso secundário de música em regime supletivo, os alunos que se encontrem matriculados no ensino secundário, desde que o desfasamento entre o ano de escolaridade que frequentam no ensino regular e os anos/graus de qualquer das disciplinas constantes do plano de estudos do curso do ensino especializado da música não seja superior a dois anos, e os alunos tenham menos de 18 anos.
Os cursos livres são dirigidos a alunos de qualquer idade, que pretendam obter ou aperfeiçoar os seus conhecimentos musicais, sem estarem sujeitos a critérios de avaliação, e desta forma poderem evoluir ao seu próprio ritmo. Podem, no entanto, mais tarde, candidatar-se a exame de equivalência à frequência para conclusão dos cursos básico e secundário.

INSCRIÇÕES E MENSALIDADES

A frequência dos cursos básico e secundário em regime articulado é gratuita, no entanto, o regime supletivo, a iniciação musical e o curso livre só podem ser frequentados mediante o pagamento de uma mensalidade.
Os alunos que fazem parte das bandas filarmónicas, tunas, grupos folclóricos, orquestras típicas e coros do concelho de Águeda, podem usufruir de uma redução de 50% na mensalidade (exceto curso livre), ao serem abrangidos pelo protocolo de cooperação estabelecido entre a Câmara Municipal de Águeda e o Conservatório de Música de Águeda.
As inscrições para provas de aptidão e de admissão decorrem até ao próximo dia 22 de junho.
Poderão obter mais informações em www.conservatoriodeagueda.org, por correio electrónico cons.agueda@mail.telepac.pt ou através do telefone 234 622 780.

Autores

Notícias Relacionadas

*

Top