CTAlba apresenta “Ciclo do Fado”

No primeiro trimestre de 2013, o Cineteatro Alba (CTAlba) vai fazer uma homenagem ao fado, um ano após a sua classificação como Património da Humanidade pela UNESCO. Pelo palco da Sala Principal irão passar três grandes nomes do fado, cada um com o seu jeito peculiar de apresentar esta típica música portuguesa: Ana Moura (19 de Janeiro), Camané (23 de Fevereiro) e Jorge Fernando (23 Março).

“Para além de cantores com méritos reconhecidos, será dada projecção aos talentos e projectos locais”, refere fonte daquela estrutura cultural, cuja requalificação foi inaugurada no ano findo pelo Presidente da República, Cavaco Silva.

Na noite de 24 de Janeiro, o aveirense Rui Oliveira, “que já percorreu muitos países a divulgar a nossa cultura”, apresentará uma forma bem diferente de cantar o fado… ao piano! Já a 16 de Fevereiro, a CulturALB tenciona transformar o Espaço Café-Concerto numa taberna típica, o local ideal para o dedilhar da guitarra; e, a 16 de Março, a aCAdemia de Dança – Clube de Albergaria propõe um espectáculo multidisciplinar em que o fado é transversal às diversas artes performativas.

Finalmente, no âmbito deste ciclo, está programada uma visita cantada a “Fado – Exposição Itinerante do Museu do Fado” (25 de Janeiro) e uma tarde de conversa à volta da guitarra portuguesa com João Parreira (23 de Março). As duas actividades são uma organização SAC – Serviço de Aprendizagem Criativa.

Autores

Notícias Relacionadas

*

Top