Encontro de segurança da EDP Distribuição em Ílhavo

Central móvel da EDP

A EDP Distribuição realizou o quinto encontro de segurança no Centro Cultural de Ílhavo, iniciativa que contou com a participação de cerca de 350 pessoas. Para além de colaboradores da empresa e de representantes dos seus parceiros de negócio, foram convidados diversos organismos oficiais.

O encontro teve como lema “A segurança em campanhas” e dividiu-se em dois grandes temas: a segurança em campanhas programadas e a segurança em situações de crise/intempéries. Os principais objetivos desta iniciativa foram partilhar resultados e boas práticas, definir metas comuns de melhoria e alinhar metodologias de atuação, no caminho para os “zero acidentes”.
Paralelamente ao encontro, foi criada uma área de exposição no foyer do Centro Cultural, onde esteve patente uma pequena mostra de equipamentos de proteção ignífuga e de resgate. Foi também realizada a simulação e demonstração de um trabalho e exibido um filme sobre de um simulacro de resgate num posto de transformação subterrâneo.
No espaço exterior adjacente, houve oportunidade para conhecer e contactar diretamente com algumas novas soluções técnicas para a manutenção e reparação de infraestruturas elétricas nomeadamente em situações de crise e intempéries.
Uma dessas soluções são os kits de emergência: o kit de emergência de cabos e o kit de emergência de postes.
O primeiro constitui uma solução de carácter provisório, do tipo chave-na-mão, aplicável em situações de indisponibilidade de troços de rede de média tensão (até 1000m em disposição pelo solo e 500m em disposição aérea) permitindo alimentação de postos de transformação fora de serviço.
O kit de emergência de postes é uma solução para a recuperação de apoios partidos. Esta alternativa permite o estabelecimento de postes provisórios ou extensões de apoios de betão, possibilitando a substituição de postes danificados, garantindo uma mais rápida reposição do serviço.
Outra das soluções expostas foi uma central geradora móvel para ligar à rede de média tensão. Estas centrais incluem um grupo gerador e um posto de transformação que estão instaladas num contentor montado num semi-reboque de cerca de 12 m de comprimento, com rodado fixo de três eixos.
Estas centrais móveis, bem como os kits de emergência, são já alternativas adotadas e utilizadas pela EDP Distribuição em situações de emergência. “Constituem um interessante contributo para uma melhor gestão em cenário de crise e com reflexo na qualidade do serviço já que permitem uma melhor e mais rápida atuação e consequente reposição do serviço”, refere a empresa.

Autores

Notícias Relacionadas

*

Top