Equipa da Universidade de Aveiro desenvolve rádio do futuro

Uma equipa da Universidade de Aveiro (UA) tem vindo a trabalhar numa nova tecnologia que se poderá designar como o rádio inteligente, ou o rádio do futuro. O primeiro sinal de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido surgiu, recentemente, com a conquista do prémio PLUG, atribuído pela Associação dos Operadores de Telecomunicações (APRITEL) e relativo à edição de 2010.

A tecnologia procura conceber um equipamento que possa utilizar um leque mais alargado de normas a diferentes frequências e que não seja pré-concebido para utilizar um espectro tão estreito como acontece actualmente com os rádios, as televisões, os telemóveis e outros aparelhos de comunicação.

A equipa de investigadores é liderada por Nuno Borges de Carvalho, com a participação de José Neto Vieira, especialista em processamento de sinal para áudio, e de Arnaldo Oliveira, perito em hardware reconfigurável, todos professores da UA e investigadores no Instituto de Telecomunicações (IT) e no Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática (IEETA). Inclui ainda os alunos de doutoramento Nelson Silva, Daniel Albuquerque e Pedro Miguel Cruz.

(informação completa na edição impressa)

Autores

Notícias Relacionadas

*

Top