Esclerose múltipla em conversa e desafios

Células

A importância do controlo da doença motiva a realização de uma sessão sobre esclerose múltipla no sábado, dia 14 de novembro, no auditório da Junta de Freguesia de Santa Joana, em Aveiro, entre as 15 e as 17 horas. “Esclerose múltipla em conversa e desafios” é organizada pela Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM) e pelos Amigos da Esclerose Múltipla de Aveiro (AEMA).

Em Portugal estima-se que a esclerose múltipla afete cerca de 8.000 pessoas. Apesar do conhecimento já existente sobre a doença, este “não chega a todos os doentes e familiares”, o que levou à realização desta sessão em Aveiro.
Nesta sessão, profissionais de saúde, doentes e familiares, de forma informal e descontraída, são convidados a abordar algumas dimensões da esclerose múltipla que contribuem para o controlo da doença.
Monitorizar e controlar a esclerose múltipla – a importância da eficácia e segurança da terapêutica, o papel da rotina numa equipa vencedora e vida em movimento com esclerose múltipla são os painéis, que vão contar, entre outros, com a intervenção de Filipe Palavra, médico especialista do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

O QUE É A ESCLEROSE MÚLTIPLA (EM)?

A EM é uma doença crónica, inflamatória e degenerativa, que afeta o sistema nervoso central (SNC). É uma doença que surge frequentemente entre os 20 e os 40 anos de idade, ou seja, entre os jovens adultos. Afeta com maior incidência as mulheres do que os homens.
Esta patologia é diagnosticada a partir de uma combinação de sintomas e da sua evolução, com recurso a exames clínicos/exames complementares de diagnóstico (ressonância magnética nuclear, estudo de potenciais evocados e punção lombar).
Estima-se que em todo o mundo existam cerca de 2 milhões e 500 mil casos de EM (dados da Organização Mundial da Saúde) e em Portugal cerca de 8.000 (Gisela Kobelt, 2009).
A EM pode produzir sintomas idênticos aos de outras patologias do SNC, pelo que o diagnóstico pode demorar anos a acontecer.

Autores

Notícias Relacionadas

*

Top