Escolas europeias de turismo em Aveiro

Aveiro

A EFTA – Escola de Formação profissional em Turismo de Aveiro – apresentou a 33ª edição da Conferência Anual da Associação Europeia de Escolas de Hotelaria e Turismo (AEHT), que se irá realizar em Aveiro de 2 a 7 de novembro próximo.

Trata-se do “maior e mais importante” evento anual da AEHT, que serve como mostra das áreas que aquela associação europeia abarca. Trará à região de Aveiro cerca de 700 participantes de 40 nacionalidades diferentes. “Vêm a Aveiro os melhores alunos das escolas europeias, alunos que nas próximas décadas irão marcar muitos hotéis por essa Europa fora”, referiu Paulo Revés, diretor do departamento de dinamização escolar e cooperação internacional das escolas do Turismo de Portugal.
São 10 as áreas de competição que proporcionam uma “demonstração do conceito de hotelaria e educação turística” no evento e representam os “vários cursos de formação das escolas membro da AEHT”.
O objetivo central passa por reunir todas as categorias de membros da associação num programa de atividades comuns, que tem como base o treino para os participantes, e aproximar os estudantes e professores das várias regiões da Europa e as diferentes culturas.

MONTRA PARA A REGIÃO

O diretor da EFTA, Manuel Torrão, sublinhou a importância de divulgar Aveiro e a região junto das escolas europeias: o que por aqui se faz e as potencialidades existentes, responsáveis pelo aumento exponencial do turismo na região. Aumentar o prestígio internacional da EFTA, promover a região e fortalecer a ligação entre Aveiro e a Europa são objetivos da organização.
Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro, realçou a particularidade deste evento estar direcionado para a formação, “área crítica para garantir a sustentabilidade do turismo em Portugal”. Apresentando números – 12,4% de crescimento turístico no Centro de Portugal e 7,8% de crescimento no todo nacional em 2019 -, Pedro Machado justificou o maior crescimento no Centro, e particularmente na Região de Aveiro, pelos “extraordinários recursos, a enorme diversidade e a capacidade de receber vários segmentos da atividade turística”.
Em 2019, a Região Centro registou 7,5 milhões de dormidas, sublinhando a formação como “pilar estruturante” para a indústria do turismo.
Ribau Esteves, presidente da Câmara de Aveiro, realçou a “aposta ambiciosa da EFTA para receber um evento com esta expressão”, sublinhando ainda o “mérito da escola na vida de todos os dias” e a aposta em “trabalhar juntos numa grande organização”.

Pedro Machado (Turismo do Centro), Manuel Torrão (EFTA), Ribau Esteves (Câmara de Aveiro) e Paulo Revés (Escolas de Turismo de Portugal) na apresentação do evento

Pedro Machado (Turismo do Centro), Manuel Torrão (EFTA), Ribau Esteves (Câmara de Aveiro) e Paulo Revés (Escolas de Turismo de Portugal) na apresentação do evento

Autores

Notícias Relacionadas

*

Top