Estação hidrométrica no rio Águeda

A candidatura é de 3,3 milhões e visa a promoção da qualidade ecológica do rio

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA), em cooperação com o Instituto Politécnico de Castelo Branco, o Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) e a Câmara Municipal de Águeda, está a desenvolver um projeto de investigação científica e desenvolvimento tecnológico intitulado “Sistema de Previsão e Alerta de Inundações para a Zona Urbana de Águeda”, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional- FEDER e pelo Programa Operacional Regional do Centro de Portugal 2020.
No âmbito deste projeto foi necessário proceder, nas margens do rio Águeda, à instalação de uma estação hidrométrica que possibilitasse o registo, em contínuo, do nível de altura da água. Esta iniciativa contou com o apoio da União das Freguesias de Águeda e Borralha.
A estação é equipada com um sensor para medição do nível da água e um registador de dados que possibilita o armazenamento e transmissão dos mesmo via GPRS, sendo considerado “uma mais valia” na medição de cota perante um cenário de cheias e um instrumento “de grande utilidade” na prevenção de danos “alertando a população no sentido de salvaguardar atempadamente os seus bens”.

Autores

Notícias Relacionadas

*

Top