Feira do emprego e do empreendedorismo

A ESTGA foi uma das entidades a marcar presença na feira

Mais de três dezenas de entidades, entre empresas e instituições, marcaram presença na primeira feira do emprego e do empreendedorismo de Águeda, que decorreu na quinta e sexta-feira, na Fundação Dionísio Pinheiro, no âmbito do projeto ADRO, um projeto de intervenção social, vocacionado para as problemáticas do emprego e para públicos vulneráveis

Esta feira de emprego e empreendedorismo é apenas uma das muitas atividades que estão previstas desenvolver no âmbito do projeto ADRO – Contrato Local de Desenvolvimento Social 3G – Associar, Desenvolver, Reabilitar e Optimizar.
O principal objetivo da feira, como explicou Ricardo Claro, coordenador do projeto, é “a divulgação de ofertas e necessidades de emprego por parte dos diferentes empregadores do concelho de Águeda, bem como a divulgação das suas empresas juntos dos visitantes”. A iniciativa pretende ainda “divulgar as necessidades quer na procura, quer na oferta de trabalho, aumentando os níveis de emprego e empreendedorismo e consequentemente reduzindo os índices de desemprego da região”.
Além da presença das empresas, a feira trouxe profissionais que abordaram temas relacionados com o emprego e o empreendedorismo, nomeadamente Nuno Ricardo, coordenador do departamento de formação da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), que falou da importância das “soft skills” (qualidades inerentes a cada pessoa) a alunos do 12º. ano do curso de comércio da Marques de Castilho.
O programa do primeiro dia incluiu ainda um seminário sobre empreendedorismo social, que contou com a participação do presidente da Câmara de Águeda, Gil Nadais, que falou de projetos de inovação social e as oportunidades de empregabilidade.
No segundo dia do evento, outros temas estiveram em discussão, nomeadamente como entender e prever o comportamento do cliente, pelo coach em linguagem corporal e especialista em decifrar pessoas, Alexandre Monteiro.

Projeto ADRO visa promover a inclusão social

O projeto ADRO visa promover a inclusão social dos cidadãos e combater a pobreza persistente e a exclusão social. É financiado por fundos estruturais, designadamente Fundo Social Europeu (FSE) e por verbas provenientes dos resultados líquidos da exploração dos jogos sociais. O projeto assenta em três eixos: emprego formação e qualificação (visa trabalhar as questões da empregabilidade e qualificação das pessoas que não estão sinalizadas /intervencionadas pelo IEFP); familiar e parental, preventiva da pobreza infantil (estão previstas ações dirigidas especificamente às famílias e crianças em que seja necessária uma intervenção para aumentar ou melhorar as suas competências pessoais através da gestão da sua vida doméstica e familiar) e capacitação da comunidade e das instituições (criação de serviços que reduzam o isolamento das localidades mais distantes da sede de freguesia).
O ADRO envolve a CERCIAG (entidade promotora), a AMAR – Associação Macinhatense de Assistência Recreio e Cultura, a Bela Vista – Centro de Educação Integrada e a Fundação Nossa Senhora da Conceição da Freguesia de Valongo do Vouga (entidades executoras).

Ações para três anos

São várias e diversificadas as ações que estão previstas desenvolver ao longo dos três anos que durará o projeto, nomeadamente a criação de uma bolsa de emprego, workshops, formações, criação do clube do bom vizinho, implementação de um dispositivo pessoal de apoio às pessoas idosas, com mobilidade reduzida, mais solitárias, feiras de produtos regionais, criação de um espaço de recolha e entrega de bens alimentares excedentes com o propósito de tornar útil para uns o que é excedentário para outros, criação de uma plataforma digital para potenciar e dinamizar o Banco Local de Voluntariado de Águeda, para a prestação de serviços comunitários nas diversas organizações da região, envolvimento da comunidade cigana para atividades de cariz comunitário e angariação de espaços para o incentivo à prática agrária com o intuito da autossubsistência e da troca direta de bens.

Autores

Notícias Relacionadas

*

Top