Fermentelos: Comemorados os 89 anos de elevação a vila

Fermentelos

Fermentelos comemorou, na sexta feira, dia 5, os 89 anos de elevação a vila.

Com o salão da Junta de Freguesia cheio, com a apresentação de Rosa Moreto, começou por falar, a fermentelense Marta Condesso sobre Fermentelos e as suas gentes, referindo-se aos emigrantes, tema principal destas comemorações.
De seguida, o presidente da Junta, Carlos Nolasco agradeceu a presença de todos e falou também do estatuto de Fermentelos como vila e do contributo que os emigrantes ao longo de tantos anos têm dado para que a sua terra seja cada dia mais próspera. Leu ainda uma mensagem enviada da Venezuela, de Messias Nolasco, depois foram lidas outras mensagens por familiares de Maria José Miranda, emigrante na Alemanha, Elisabete Lemos da Suíça, Joana Rodrigues dos Estados Unidos e Juliana Ferreira da Inglaterra, todas elas repletas de sentimento, emoção e saudades.
Maria Manuela Aguiar, ex-secretária de Estado da Emigração, que fez parte da comitiva do então Primeiro Ministro Sá Carneiro, aquando da sua visita a Fermentelos por ocasião da festa do Emigrante, recordou aquele tempo em que as coisas eram diferentes. Terminou a sessão o Grupo Coral RE-Canto, interpretando temas de alguns países de emigração, finalizando com o Hino a Fermentelos do saudoso fermentelense professor Leónidas.
Já a noite ia alta, e para finalizar estas celebrações, foi servido um beberete aos presentes que manifestaram a pertinência deste evento promovido pela Junta.

Autores

Notícias Relacionadas

*

Top