Festa do Leitão de 5 a 9 de setembro

Leitão à Bairrada

O Capador e o Vidal Agostinho, ambos de Aguada de Cima, marcarão presença na Festa do Leitão, juntamente com o Mugasa, da Fogueira (Sangalhos), para servir leitão durante o evento. A estes conhecidos e afamados assadores junta-se o marisco de um restaurante da Galiza (Espanha)

Bruno Almeida, presidente da Associação Comercial de Águeda (ACOAG), acredita que este ano marcará um “momento de viragem” na Festa do Leitão, que arranca no dia 5 de setembro e se prolonga até dia 9, no Largo 1º de Maio.
A aposta deste ano – será a primeira festa do leitão organizada pela atual direção presidida por Bruno Almeida – foi, segundo aquele dirigente, estabelecer protocolos e divulgar, inclusive internacionalmente, o certame, que aposta ainda em voltar a ser conhecido pela qualidade dos assadores presentes e voltar a ser uma “verdadeira festa gastronómica”.
Inserido nesse esforço de promoção além fronteiras surgiu a parceria com a Fundação Luso Galaica e é nesse âmbito que teremos, pela primeira vez, um restaurante da Galiza com marisco na ementa, que funcionará como uma alternativa ao leitão. Mais tarde, ainda no âmbito deste protocolo, vai a ACOAG levar o leitão da Bairrada à Galiza.
O certame foi igualmente divulgado aquando da apresentação da 26ª Volta a Portugal do Futuro, no dia 7, em Viseu, que arrancará no primeiro dia do evento.

QUIM BARREIROS A ABRIR

Apesar da aposta ser no leitão, não faltará animação para miúdos e graúdos, com espaços para crianças, espetáculos circenses, cantares galegos, DJs e bandas locais, mas a abertura será feita ao som do famoso Quim Barreiros, que animará o recinto na primeira noite do certame.
Outra das novidades da festa é a localização dos restaurantes que ocuparão uma tenda com 2400 metros quadrados e a realização de um festival do espumante, com a presença de produtores da bairrada.
O valor das entradas manter-se-á nos 2 euros, havendo mudanças apenas na idade a partir da qual serão cobrados os ingressos, que deixa de ter como limite os 12 anos.

(informação completa na edição da semana – versões e-paper e impressa)
Autores

Notícias Relacionadas

*

Top