IDL aposta na vela

Alunos de vela na atividade promovida pelo IDL

O Instituto Duarte de Lemos ( IDL ) é um dos poucos estabelecimentos de ensino no distrito (só há mais dois) a oferecer aos seus alunos a possibilidade de praticarem vela. Apesar de exigente, esta é uma modalidade que vai conquistando cada vez mais adeptos. O RA foi assistir a um dos treinos semanais na Pateira, em Óis da Ribeira.

O RA foi assistir a uma aula de vela na Pateira de Fermentelos (foto: nelson Gomes)

O RA foi assistir a uma aula de vela na Pateira de Fermentelos (foto: Nelson Gomes)

Pouco depois das 14 horas, sete alunos acompanhados pelo professor responsável, Rui Silva, chegavam às margens da Pateira, em Óis da Ribeira, com os barcos atrelados na carrinha, que os levaria de volta ao IDL passadas duas horas.
O ritual de preparação para que tudo esteja pronto e as condições reunidas para o treino demora cerca de meia hora. Tudo é feito com a máxima destreza por quem anda nestas lides há já alguns anos.

“As condições do vento são favoráveis”, explicava Rui Silva, enquanto dava as últimas orientações aos jovens velejadores.
Por fim, a entrada na água com a lagoa a ganhar nova vida e cor, com as “manobras” do João Cruz, a destacar-se.
A vela nasceu em 1999 no IDL da preocupação em oferecer modalidades novas e diferentes aos seus alunos, lembra Rui Silva, professor de educação física, com formação na área da vela, e que desenvolve a modalidade no âmbito do desporto escolar no IDL.
(leia mais nas edições e-paper e impressa)

Autores

Notícias Relacionadas

*

Top