Iluminação amiga do ambiente na Eugénio Ribeiro

A Avenida Dr. Eugénio Ribeiro é a primeira avenida LED em Águeda, transformando Águeda num município pioneiro na implementação desta tecnologia.

Este projecto-piloto permite à autarquia e munícipes participarem na avaliação da qualidade de iluminação obtidos uma vez que a poupança energética é reconhecidamente notória.

A empresa nacional EnergiaViva, que está a fazer uma forte aposta nesta tecnologia, pretende propor aos municípios uma modalidade de comercialização sem custos para as autarquias, financiando os equipamentos apenas com parte da poupança obtida.

O projecto “Rua LED” que contempla mais de 30 autarquias do país, iniciou-se em Pombal no passado dia 17 de Abril, e já se encontra presente em mais de uma dezena de municípios.

Espera-se que a aplicação da tecnologia LED na Avenida Dr. Eugénio Ribeiro, quando comparada com a tecnologia de vapor de sódio, resulte numa melhor qualidade de iluminação; redução do consumo energético em cerca de 109440 KWh; redução de emissão de CO2 de 48,2 Ton e poupança financeira de 9937,20 euros.

(informação completa na edição impressa)

Autores

Notícias Relacionadas

*

Top