Interescolas diocesano levou 4 mil jovens ao centro de Albergaria

Interescolas Diocesano

O Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, esteve em Albergaria-a-Velha esta terça-feira a acompanhar os cerca de 4 mil jovens que integraram a 16ª edição do interescolas diocesano.

“(A)Maria Sempre!” foi o lema do encontro, que decorreu entre as 9h e as 17h30, na Quinta da Boa Vista/Torreão, reunindo os alunos da disciplina de educação moral e religiosa católica (EMRC), desde o 5.º ao 12.º ano, das escolas públicas e privadas da área geográfica da diocese. O lema foi uma forma de celebrar o centenário das Aparições de Fátima, que se assinala este ano.
A construção do símbolo do Interescolas Diocesano com peças de madeira e a apresentação de uma peça de teatro, pelo Colégio de Calvão, foram atividades realizadas durante a manhã, com uma mensagem do bispo pelo meio. Uma caminhada pelas ruas da cidade e a exibição de talentos completaram o programa, que incluiu ainda um almoço partilhado.

ÁGUEDA COM O VERMELHO DO BARRO

O recinto da Quinta da Boa Vista/Torreão esteve equipado com um conjunto de barraquinhas, onde as escolas mostraram os seus produtos.
Cada arciprestado apresentou-se com uma cor diferente, também com simbolismos distintos: Albergaria-a-Velha surgiu de azul-escuro, simbolizando a água; Águeda apresentou-se de vermelho, simbolizando o barro; Anadia, de lilás, simbolizando o vinho; Aveiro, de amarelo, os ovos moles; Estarreja, de verde-escuro, o arroz; Ílhavo, de verde-claro, os campos; Murtosa, de azul claro, a ria e o mar; Oliveira do Bairro, de laranja, as laranjeiras; Sever do Vouga, de castanho/cinza, as rochas; e Vagos, de branco, simbolizando o leite.

Autores

Notícias Relacionadas

*

Top