Joana Marques Vidal é a nova Procuradora-Geral da República

Joana Marques Vidal, 56 anos, é a nova Procuradora-Geral da República (PGR), sucedendo no cargo a Pinto Monteiro, que termina o mandato de seis anos esta terça-feira. A aguedense, primeira mulher a desempenhar o cargo, vai tomar posse esta sexta-feira, dia 12.

«Completando-se amanhã, 9 de Outubro, os seis anos do mandato do actual Procurador-Geral da República, o Governo propôs a nomeação, para o substituir, nos termos do art.º 133, alínea m), da Constituição, da Senhora Procuradora-Geral Adjunta Dra. Joana Marques Vidal. A proposta mereceu o acordo do Presidente da República, tendo a posse sido fixada para 12 de Outubro», consta na nota publicada no site da Presidência, esta segunda-feira. Cavaco Silva aceitava, assim, uma das três sugestões apresentadas pelo Governo de Pedro Passos Coelho.

Nascida em Coimbra, tem em Pedaçães (freguesia de Lamas do Vouga, concelho de Águeda) as suas origens familiares. É filha do juiz jubilado José Marques Vidal, director da Polícia Judiciária durante os governos de Cavaco Silva nos anos 90.

(INFORMAÇÃO COMPLETA NAS VERSÕES E-PAPER E IMPRESSA)

Autores

Notícias Relacionadas

*

Top