Jobra: Musicoterapia e dança inclusiva para pessoas com necessidades especiais

Concerto de orquestra no Conservatório de Música da Jobra (foto: Ana Jesus Ribeiro)

Musicoterapia e dança inclusiva são as novas ofertas formativas do Conservatório de Música da Jobra. Estes Cursos livres destinam-se a pessoas com necessidades especiais.

O Conservatório de Música da Jobra está a alargar o leque ao nível da oferta formativa. Neste sentido, estão abertas as inscrições para os cursos livres de musicoterapia e dança inclusiva destinados a pessoas com necessidades especiais (portadoras de deficiência) de todas as idades. O Conservatório de Música da Jobra apresenta “uma grande experiência e sensibilidade nesta área de formação”: em anos letivos anteriores, lecionou o curso de musicoterapia especificamente direcionado para crianças com espectro de autismo.
A musicoterapia destina-se a pessoas que desejem melhorar a forma de comunicação, a expressividade, as relações interpessoais, a noção do corpo e as capacidades psicomotoras, bem como promover a integração social e, consequentemente, a sua autoestima e qualidade de vida.
O Conservatório de Música da Jobra irá também lecionar aulas de dança inclusiva, pretendendo que os seus alunos “vejam o seu próprio corpo como uma riqueza e não como uma limitação”. Assumindo a “criatividade como um pressuposto”, este curso irá permitir que cada aluno crie e desenvolva o seu próprio “movimento expressivo com liberdade e espontaneidade”.
O departamento de apoio ao aluno (DAA) tem um papel fundamental na lecionação dos cursos lives de musicoterapia de dança inclusiva pois vê cada aluno como sendo único. O DAA pretende contribuir para o “desenvolvimento harmonioso” a todos os níveis: individual, emocional, familiar, escolar, social e profissional. E pretende também “o sucesso educativo dos alunos”, numa lógica de “inclusão social geradora de oportunidades”.

Autores

Notícias Relacionadas

*

Top