Manuais escolares gratuitos só através da Internet

manuais

Famílias, escolas e livreiros vão, a partir do mês de agosto, ter de usar a plataforma “MEGA – Manuais Escolares GrAtuitos” para a aquisição dos livros que o Ministério da Educação disponibiliza gratuitamente a todos os cerca de 500 mil alunos, do 1.º ao 6.º anos, que frequentam estabelecimentos de ensino da rede pública – dá conta, em comunicado, o Ministério da Educação

A plataforma online MEGA – que também estará disponível na aplicação móvel do Ministério da Educação (App “Edu Rede Escolar”) – vai gerir os pedidos que forem feitos, através de um sistema de vouchers.
O registo na plataforma é gratuito e necessário para quem pretenda adquirir os manuais gratuitamente. Após registo efetuado, será criado um código, associado ao número de contribuinte do encarregado de educação do aluno, que permitirá o levantamento dos manuais em qualquer uma das livrarias aderentes. Para aderirem, as livrarias necessitam de, também elas, se registarem na plataforma.
As escolas terão condições de prestar apoio aos encarregados de educação, no que diz respeito à utilização da nova ferramenta – adianta ainda o Ministério da Educação.
No final deste mês vão decorrer reuniões, em várias cidades do país, com o objetivo de explicar como funciona na prática a plataforma MEGA, que começará a ser utilizada no início de agosto.
No ano letivo de 2018/2019 – e “durante quatro anos letivos” – o preço dos manuais escolares “não aumenta, além das regulares atualizações em função da taxa de inflação”, resultado “do acordo alcançado” entre o Governo e a associação que representa o setor dos editores e livreiros, a APEL.

Autores

Notícias Relacionadas

*

Top