Manuel Alegre doou diplomas ao município de Águeda

Manuel Alegre

O poeta e escritor aguedense Manuel Alegre ofereceu ao município de Águeda com dois diplomas, frutos do reconhecimento do mérito, enquanto uma das principais figuras da cultura portuguesa

Com uma trajetória literária exuberante, tem à disposição dos leitores cerca de 24 livros publicados. O seu percurso poético tem sido distinguido por inúmeros prémios literários, condecorações, medalhas e outras distinções nacionais e internacionais, incluindo a Medalha de Ouro da Cidade de Águeda.
Em 2017, foi galardoado com o maior prémio literário da língua portuguesa, o Prémio
Camões e é o único português com o doutoramento honoris causa em línguas e
literaturas modernas europeias e americanas, atribuído pela Universidade de Pádua em Itália, também em 2017.
Num gesto simbólico de “profunda amizade à sua terra”, ofereceu esses diplomas ao município de Águeda, no dia 14 de agosto, numa cerimónia privada que decorreu nas instalações da autarquia. Estiveram presentes Jorge Almeida, presidente da Câmara Municipal, Edson Santos, vice-presidente, Mafalda Maria, esposa de Manuel Alegre, Rui Breda, amigo do escritor e Gil Nadais, antigo presidente do Município de Águeda.
“Como sou de Águeda, queria entregar a Águeda e a Câmara Municipal através do Sr. Presidente estes diplomas. Fazia sentido porque fazem menção a Águeda”, disse Manuel Alegre.
“Um gesto muito significativo, de uma pessoa que não se esquece de cantar e escrever Águeda nos seus versos e poemas”, referiu Jorge Almeida, acrescentando “é um sinal de grandeza para a nossa terra e agradeço em nome de todos os aguedenses”.
Os diplomas irão ficar em especial destaque na Biblioteca Municipal Manuel Alegre, onde também é possível consultar as obras do autor.

Autores

Notícias Relacionadas

*

Top