Moinhos abertos em abril

Moinho em Mouquim

Nos dias 9 e 10 de abril, um fim-de-semana, no âmbito do dia nacional dos moinhos que se assinala a 7 de Abril, terá lugar pelo décimo ano consecutivo o dia dos moinhos abertos de Portugal, iniciativa organizada pela Rede Portuguesa de Moinhos, com o apoio da TIMS, Sociedade Internacional de Molinologia

“Pretende-se chamar a atenção dos portugueses para o inestimável valor patrimonial dos nossos moinhos tradicionais, de forma a motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, moleiros, organizações associativas, autarquias locais, museus, investigadores, molinólogos, entusiastas, amigos dos moinhos e população em geral”, referiu Armando Ferreira, da Rede Portuguesa de Moinhos.
Nos dias 9 e 10 de Abril estarão a funcionar e abertos ao público para visita gratuita largas dezenas de moinhos em funcionamento, de todos os tipos, um pouco por todo o país. Cada moinho terá um programa de atividades próprio com visitas guiadas, animações, demonstrações, palestras e outras ações de sensibilização.

MACIEIRA DE ALCOBA NA ROTA

Moinhola em Macieira de Alcôba

Moinhola em Macieira de Alcôba

A nível regional regista-se a adesão a esta iniciativa de mais de três dezenas e meia de moinhos, de várias tipologias, em 13 concelhos do distrito de Aveiro: Águeda, Albergaria-a-Velha, Estarreja, Aveiro, Vagos, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, Vale de Cambra, Anadia, Arouca, Ílhavo, Mealhada e Castelo de Paiva. Haverá ainda moinhos abertos na Figueira da Foz, distrito de Coimbra.
Em Águeda estará aberto ao público a moinhola de Macieira, com possibilidade de demostrações de funcionamento do engenho e de visita à aldeia pedagógica do milho antigo, em Macieira de Alcoba, quer no dia 7 (quinta-feira) quer no fim-de-semana de 9 e 10, das 10 às 17 horas.
Também os moinhos do Chão do Ribeiro, em Macieira de Alcoba, integram a iniciativa. Trata-se de dois moinhos de rodízio, cada qual um casal de mós, recuperados no âmbito do projeto de criação da aldeia pedagógica do milho antigo.
Haverá lugar à demonstração de funcionamento dos moinhos na quinta-feira, dia 7, e nos dias 9 e 10. A zona envolvente permite efetuar percursos pedestres, assim como visitar a aldeia. O Centro Interpretativo do Milho Antigo e a lojinha típica da aldeia também se encontrarão abertos ao público.

ADESÃO AUMENTA

“Registe-se o facto da adesão a esta iniciativa se encontrar em crescendo de ano para ano, tanto no número de moinhos aderentes, como do número de visitantes, sendo que nas últimas edições foram contabilizados mais de um milhar de visitantes somente nos moinhos aderentes da região de Aveiro”, disse Armando Ferreira.
Para mais informações sobre esta iniciativa na região de Aveiro contactar através do telefone 960045054 ou do correio electrónico moinhosdeportugal@gmail.com.

Autores

Notícias Relacionadas

*

Top