Motocross: Águeda volta a receber os melhores do Mundo, Rui Gonçalves é a esperança portuguesa

Os melhores pilotos de motocrosse regressam este fim de semana a Águeda para o Grande Prémio de Portugal, sexta prova do Mundial, para a qual Rui Gonçalves parte como “porta estandarte” da maior representação portuguesa de sempre.

Além das quatro mangas das categorias MX1 e MX2, o remodelado crossódromo do Casarão vai receber mais duas provas da terceira etapa do Campeonato da Europa de MX2, na grande festa anual do motocrosse, que levará a Águeda 168 motards.

Aos comandos de uma Honda 450, Rui Gonçalves, sétimo classificado no Mundial de MX1, é a grande esperança dos adeptos nacionais para uma presença no pódio na prova “caseira”, mas o transmontano não estará sozinho.

 

12 PORTUGUESES EM PISTA

 

Ao todo, participarão na prova 12 pilotos portugueses, o que representa um recorde de participantes nacionais. Em MX1, juntam-se a Rui Gonçalves o campeão nacional, Luís Correia, bem como Sandro Marcos e Hugo Basaúla.

Na classe MX2, Ivo Fernandes será o único piloto luso, a convite da organização, enquanto no Europeu estão inscritos mais sete motards portugueses: Paulo Alberto, Daniel Pinto, Sandro Peixe, João Vivas, Fábio Maricato, Henrique Nogueira e Pedro Carvalho.

 

BELGA LIDERA MX1

 

Na luta pelo título, o belga Clement Desalle (Suzuki) procura consolidar a liderança do Campeonato do Mundo da categoria principal, no qual detém seis pontos de vantagem sobre o italiano, Antonio Cairoli (KTM), detentor do troféu.

O francês Steven Frossard (Yamaha) e o alemão Maximilian Nagl (KTM), ambos a 20 pontos de distância do comando, também vão procurar manter-se na corrida, enquanto o italiano David Philippaerts (Yamaha) e o russo Evgeny Bobryshev (Honda), quinto e sexto classificados no Mundial, respetivamente, estarão na “mira” de Rui Gonçalves.

 

KTM DOMINA MX2

 

Em MX2, a discussão do título parece resumir-se ao alemão Ken Roczen (KTM), líder da competição, ao holandês Jeffrey Herlings (KTM) e ao britânico Tommy Searle (Kawasaki), segundo e terceiro posicionados, respectivamente, enquanto o russo Aleksandr Tonkov (Yamaha) vai defender o comando do Europeu de MX2.

Os pilotos do Mundial de motocrosse vão encontrar um traçado renovado no crossódromo do Casarão, com novas zonas de saltos que deverão conferir maior espetacularidade às corridas e tornam a pista mais técnica e fisicamente exigente.

 

Programa do GP de Portugal de motocrosse:

 

- Sábado, 11 jun:

 

08:00/14:30 – Sessões de treinos.

 

16:00/17:25 – Qualificações MX1 e MX2.

 

17:50 – 1.ª manga Europeu MX2.

 

- Domingo, 12 jun:

 

08:30/09:50 – Warm-up.

 

10:20 – 2.ª manga Europeu MX2.

 

12:10 – 1.ª manga MX2.

 

13:10 – 1.ª manga MX1.

 

15:03 – 2.ª manga MX2.

 

16:03 – 2.ª manga MX1.

Autores

Notícias Relacionadas

*

Top