Mudanças no novo ano escolar

Instituto Duarte Lemos

O arranque do novo ano escolar é marcado em Águeda pela decisão da câmara municipal de acabar com o terceiro ciclo na Fernando Caldeira e pelo encerramento de nove turmas no Instituto Duarte de Lemos (IDL) do 5º e 7º anos e consequente despedimento de 13 professores, por causa do fim dos contratos de associação. O impacto da decisão do governo no IDL foi tema da entrevista que fizemos aos diretores pedagógicos daquele estabelecimento de ensino, António Pinho e João Coelho.
Mas contrariamente ao que seria expectável, os alunos da Trofa, impedidos de frequentar o IDL, optaram pelas escolas da cidade e não pelo agrupamento de Valongo do Vouga, que continua apostado em inverter a tendência de perda de alunos registada nos últimos anos.
O RA traça, assim, a “radiografia” do novo ano escolar, ouvindo os responsáveis pelos agrupamentos e escolas do concelho, num ano em que os manuais escolares do 1.º ano de ensino serão oferecidos, tanto aos alunos que frequentem o ensino público como aos que estudam em colégios privados.

(leia tudo sobre início do novo ano letivo na edição da semana – versões e-paper e impressa)

Autores

Notícias Relacionadas

*

Top