Município de Águeda mostra moinhos em Macieira de Alcôba

Nos dias 6 e 7 de abril, no âmbito das comemorações do Dia Nacional dos Moinhos, terá lugar pelo sétimo ano consecutivo o Dia dos Moinhos Abertos de Portugal, iniciativa organizada pela Rede Portuguesa de Moinhos, com o apoio da TIMS, Sociedade Internacional de Molinologia.

O Município de Águeda promoveu recentemente a recuperação e valorização de um importante património molinológico em Macieira de Alcôba: dois moinhos (Moinhos do Ribeiro) e uma moinhola, bem como um lagar de Varas. Assim, dias 6 e 7 de abril, aproveitando as comemorações deste dia temático, o Município de Águeda, com a colaboração de todos os proprietários, organiza um conjunto de atividades de apresentação, dinamização e animação daquele património.

Sábado e domingo (6 e 7 de abril) haverá demonstração de funcionamento dos moinhos e moinhola – única com as suas características em Portugal – e no domingo de manhã será realizada uma caminhada.

O presidente da Câmara Municipal de Águeda, Gil Nadais, reconhece “a indispensável colaboração dos proprietários” para que fosse possível a abertura dos moinhos e moinhola, reiterando “que se pretende igualmente a atenção de todos para o inestimável valor patrimonial dos nossos moinhos tradicionais”.

(MAIS INFORMAÇÃO SOBRE O DIA NACIONAL DOS MOINHOS NA VERSÃO E-PAPER E IMPRESSA DE 3 DE ABRIL)

Autores

Notícias Relacionadas

*

Top