Município de Águeda premiado nos Green Project Awards

Green Project Awards

A sétima edição do Green Project Awards reconheceu Águeda pelos projetos e iniciativas desenvolvidas em áreas como a preservação ambiental, eficiência energética, participação cidadã, inovação, empreendedorismo económico e social, que “promovem a melhoria da qualidade de vida, bem como o desenvolvimento sustentável do concelho”.

O presidente da Câmara Municipal de Águeda, Gil Nadais, recebeu o prémio de cidades sustentáveis no grande auditório da Culturgest – Fundação CGD, em Lisboa.
O município candidatou-se com o projeto “Câmara Municipal de Águeda – À procura da Excelência”, que tinha ainda como concorrentes a Área Metropolitana do Porto, a Câmara Municipal da Amadora, a Câmara Municipal de Torres Vedras, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, a Cicloficina dos Anjos e os CTT.
No texto que sustentou a candidatura, o Município escreveu: “Águeda, uma cidade onde todos gostem de viver, trabalhar, estudar e visitar é o objetivo do município. Águeda promove a inovação, boas práticas, desenvolvimento tecnológico, parcerias e um elevado investimento humano e financeiro, que mudou a cidade na sua forma de “estar”, “comunicar”, mas sobretudo de viver! Promove-se a sustentabilidade através do envolvimento do cidadão nas diversas iniciativas e projetos (como a Agenda 21 Local de Águeda), decorrem iniciativas de qualificação de espaços verdes, o espaço público é do cidadão, implementam-se iniciativas para uma mobilidade sustentável, potencia-se o turismo e a promoção da economia local, o empreendedorismo, o saber tradicional, a proteção e valorização dos recursos naturais, promovem-se iniciativas culturais e valoriza-se o artesanato, a cultura e os hábitos de vida saudáveis. Uma (Human) Smart City onde a eficiência energética ganha destaque pela tecnologia LED e o seu sistema de gestão inovador, bem como as ações de redução das emissões de CO2. Águeda, um território sustentável e de excelência”.

Autores

Notícias Relacionadas

*

Top