Novo site dá mais visibilidade à Rota dos Moinhos de Albergaria-a-Velha

Rota de Moinhos de Albergaria-a-Velha

Um ano após a inauguração, a Rota dos Moinhos de Albergaria-a-Velha já está presente na Internet através do endereço. A cerimónia de apresentação decorreu na tarde de sábado e juntou dezenas de pessoas no Arquivo Municipal.

Para além da descrição e fotografias dos vários moinhos que compõem a Rota, a página web apresenta informação sobre o projeto e o território onde está inserido, bem como um formulário para marcação de visitas. Num futuro próximo será, também disponibilizado um programa anual de atividades e sugestões de roteiros para meio dia ou um dia.
O presidente da Câmara, António Loureiro, considera que a Rota dos Moinhos é um elemento diferenciador de Albergaria-a-Velha, tal como o Festival Pão de Portugal, que já é conhecido a nível nacional. O autarca, durante a cerimónia, dirigiu um agradecimento especial aos donos dos moinhos pois, sem a sua colaboração, não seria possível trazer tantas pessoas ao concelho.
A apresentação do site foi apenas um dos momentos que fizeram parte das comemorações do primeiro aniversário. Na manhã de sábado mais de 150 pessoas participaram no percurso pedestre pelo antigo Caminho dos Moleiros até aos Moinhos da Freirôa, no Rio Caima.
Durante a tarde, e no domingo, a Câmara Municipal disponibilizou autocarros para algumas centenas de pessoas visitarem vários engenhos da rota, incluindo o Moinho da Cova do Fontão, cujo protocolo de adesão foi assinado durante o fim de semana.
Nos vários lugares, para além da visita aos engenhos em funcionamento, houve animação musical com a participação do Centro Cultural, Recreativo e Desportivo do Fial, do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Angeja, do Grupo Musical Só Li Dó e do Rancho Folclórico Ecos da Memória. Tasquinhas, artesanato e venda de produtos locais também fizeram parte do
programa.
Nas várias iniciativas que decorreram junto dos moinhos, a Câmara Municipal contou com o apoio das Juntas de Freguesia de Albergaria-a-Velha e Valmaior, Alquerubim, Angeja, Branca e Ribeira de Fráguas.

Autores

Notícias Relacionadas

*

Top