Pateira na “aldeia global”

Ultrapassar os limites geográficos e linguísticos, chegando a todos os interessados, em qualquer lugar do mundo, foi o objectivo da Câmara Municipal de Águeda ao criar um sítio na Internet da Pateira, em versão bilingue (português e inglês).

“A elaboração da página web da pateira é mais um passo para a valorização e divulgação alargada deste importante património concelhio, numa clara aposta da autarquia na promoção daquele que será, talvez, o elemento natural mais marcante do concelho, da região e mesmo de Portugal, dado tratar-se da maior lagoa natural da Península Ibérica”, referiu Gil Nadais, presidente da Câmara de Águeda, na apresentação do site à comunicação social.

O sítio disponibiliza para consulta informação genérica sobre a lagoa e áreas limítrofes, bem como conteúdos de cariz mais específico, alusivos, por exemplo, à biodiversidade da área (flora e fauna), à hidrogeologia, ao estatuto de protecção, entre outros. O sítio divulga ainda algumas das actividades que podem ser realizadas na Pateira, bem como as estruturas disponibilizadas ao visitante.

A pensar na comunidade científica foi compilada uma lista de referências bibliográficas que procuram indicar quais os trabalhos realizados, cujo objecto de estudo foi a pateira, e que estará em permanente actualização. O sítio permite ainda uma visita rápida pela lagoa, onde se encontram diversos registos fotográficos remetidos à autarquia para publicação nesta “galeria” virtual.

À margem do assunto, questionado sobre o anunciado “fluviário” para a pateira, Gil Nadais deu nota que terá que ser refeito o estudo de viabilidade económica do empreendimento.

Autores

Notícias Relacionadas

*

Top