Pista de XCO vai ser realidade na Curia

BTT

A construção da pista de Cross Country Olímpico (XCO), na Curia, vai ser uma realidade “dentro de pouco tempo” – anunciou a Câmara de Anadia na sequência da aprovação, em reunião de executivo, de um acordo de colaboração a celebrar entre aquele município e a Federação Portuguesa de Ciclismo, no qual são definidos os termos em que o processo irá decorrer.

A pista, que vai ficar implantada nos terrenos do antigo Parque de Campismo de Curia, servirá como extensão do CAR – Centro de Alto Rendimento de Anadia / Velódromo Nacional, situado em Sangalhos.

Para a autarquia, a pista será “uma peça fundamental” para a candidatura do CAR a centro satélite do centro mundial de ciclismo da União Ciclista Internacional (UCI), e “uma mais-valia” para a candidatura de Anadia a Cidade Europeia do Desporto em 2020.

O investimento camarário deverá rondar, na sua totalidade, os 200 mil euros. Depois de concluída, esta infraestrutura reunirá todas as condições necessárias para acolher grandes competições internacionais, assim como estágios de diferentes equipas e seleções. Por outro lado, a pista ficará dotada de condições para a iniciação/formação em ciclismo, podendo receber jovens praticantes desde o escalão etário do primeiro ciclo.

O projeto de construção da pista de XCO foi elaborado de acordo com os regulamentos da UCI e demais normativas internas da Federação Portuguesa de Ciclismo. A localização e o traçado obtiveram parecer prévio favorável do Instituto do Desporto de Portugal.

Autores

Notícias Relacionadas

*

Top