Polis da Ria de Aveiro inaugura obras

Ria de Aveiro

A Polis da Ria de Aveiro realiza este sábado, dia 11, a inauguração das obras de reordenamento e qualificação da frente lagunar entre Costa Nova e Vagueira (11h). No mesmo dia, serão inauguradas as obras de reforço de margens entre o Cais do Mancão e a Ribeira do Gago, reordenamento e qualificação do cais da ribeira do Mourão e Esteiro de Veiros e reordenamento e qualificação do cais de Salreu, Cais de Canelas e Esteiro de Estarreja.
Os investimentos agora inaugurados situam-se nos municípios de Vagos, Ílhavo, Murtosa e Estarreja. A cerimónia conta com a presença do secretário de Estado do Ambiente, Paulo Lemos.
As obras em causa revestem-se “de elevada importância para a minimização do risco de cheias e consequentemente a prevenção e defesa de pessoas e bens e para a valorização e qualificação da Ria de Aveiro”, refere a Polis Litoral da Ria de Aveiro, uma parceria entre o Governo, a Comunidade Intermunicipal (CIRA) e os Municípios da Região de Aveiro, e que têm os fundos comunitários do QREN / POVT, como a sua principal fonte de financiamento.

EMPREITADA ENTRE VAGUEIRA E COSTA NOVA

A empreitada entre Vagueira e Costa Nova visou o reordenamento e valorização da área de recreio fluvial do Canal de Mira, contemplando a implementação de “medidas corretivas” para contenção do avanço das águas e degradação de margens, a reabilitação das infraestruturas hidráulicas de proteção à intrusão de águas salinas e drenagem dos campos agrícolas, através da execução de trabalhos de reforço das margens e alteamento das cotas de pavimento.
Os trabalhos decorreram numa extensão de 5.300 metros, representando um investimento de 741.542 euros, acrescido de IVA, financiado em 70 por cento pelo POVT (Programa Operacional Temático de Valorização do Território).

Autores

Notícias Relacionadas

*

Top