Praias da Costa Nova e Barra apostam na segurança

Praia da Costa Nova

As praias da Costa Nova e Barra já têm hasteada a Bandeira Azul e a Bandeira Praia Acessível – Praia para Todos, após cerimónia que decorreu em cada uma das praias.

Vinte e sete anos depois da primeira atribuição da Bandeira Azul às praias do município de Ílhavo, Barra e Costa Nova continuam a merecer a atribuição da Bandeira Azul pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).
Fernando Caçoilo, presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, afirmou que a autarquia tem um encargo cada vez maior com a segurança das praias, visto que os concessionários dos apoios de praia são cada vez menos, de ano para ano. Nesta época balnear, a segurança das praias custará à Câmara cerca de 17 mil euros, acrescendo, ainda, outras despesas, como a limpeza da praia e dos balneários e a recolha de resíduos.
O autarca mostrou-se contra o atual modelo de gestão da vigilância das praias: “Não devem ser os concessionários a assumir esta responsabilidade, mas sim o Estado, tal como acontece nas ruas, onde a segurança é garantida por autoridades como a PSP. É uma matéria que tem de ser discutida e analisada”. Ainda assim, o edil garantiu uma “segurança absoluta em todo o areal”.
A Câmara de Ílhavo assinou três protocolos de cooperação de vigilância e segurança balnear (com a Administração do Porto de Aveiro, a Associação de Concessionários e a Associação de Nadadores Salvadores “ResgatÍlhavo”), e ainda de implementação dos projetos de recolha seletiva nos areais e do “Feet on the Street 2015″ (com a empresa Unilever/Olá) e de gestão do Núcleo de Educação Ambiental da Costa Nova (com a empresa Summerpeople).

Autores

Notícias Relacionadas

*

Top