Professores queixam-se de salários em atraso

Os professores das actividades extra curriculares queixam-se de atraso no pagamento dos seus salários, denunciando que a situação está a causar sérios problemas a alguns docentes.

Elsa Corga, vereadora da educação na Câmara de Águeda, garante que “os pagamentos estão em dia”, referindo que a autarquia faz a transferência das verbas para os parceiros envolvidos no projecto, mediante a apresentação de recibos. Admitiu, por isso, que o que pode estar a acontecer é haver parceiros que não fizeram chegar ainda os recibos à autarquia.

(informação completa na edição impressa)

Autores

Notícias Relacionadas

4 Comentários

  1. João said:

    Realmente o pagamento dos salários tem sido um grande problema. Os professores recebem apenas 8 meses, trabalham com recibo verde, têm de pagar segurança social, pagar seguro de trabalhador independente, transporte para as aulas e respectivas despesas de carros, entre outras despesas que todas as pessoas têm de suportar. Ora, como é obvio, não receber um ordenado ao fim do mês nem mesmo no fim do mês seguinte, complica bastante a vida a estas pessoas. Mas, claro que quem tem um ordenado certinho ao fim do mês e decente, não tem a mesma sensibilidade para certas situações… No jornal vem escrito que está a ser tudo pago e que poderá ser um problema das entidades promotoras. Até pode ser em alguns casos, mas também ha casos em que são as entidades promotoras que se “chegam à frente” com os pagamentos, para cumprirem as suas responsabilidades, e ficam “à espera” alguns meses para receberem o dinheiro da Câmara. Isto não é novidade nenhuma e imensos professores sabem disso. Mas, claro, “deitar” as culpas nos outros e não assumir as nossas falhas é sempre o mais fácil.
    Também gostava de saber o que a Câmara faz ao dinheiro que vem para estas Actividades. No jornal vem lá escrito que as verbas estão a ser usadas nas Actividades. Pergunto-me eu, onde estão a ser usadas? Em quê? Espero que não seja naquela “festa” que começaram a fazer o ano passado, no Estádio Municipal que em termos de organização teve várias lacunas… O importante são estas “festas”? Penso que seria melhor empregue se fosse usado nos ordenados destes professores que não são nada que se deseje… Se o Ministério envia 262,50 euros por aluno por ano, fazendo as contas ao numero de alunos inscritos nas Actividades de uma escola, o total que cada Entidade Promotora deveria receber seria outro… Todos nós sabemos juntar dados e fazer contas. Porque o dinheiro não chega todo? Onde fica? É usado em quê? Ora, se apenas numa Actividade a Câmara não enviar para a Entidade Promotora, por exemplo, 2500 euros, então onde é usado o dinheiro? Em material para as escola não deve ser, a não ser que seja apenas em algumas… Mas tendo em conta o contexto todo do professor que aqui trabalha e a recibos verdes, penso que lhe deveria ser pago mais. Continuando o raciocínio, se uma escola tiver três Actividades Extracurriculares, então a Entidade Promotora pode receber menos 3 X 2500 euros, que perfaz um total de 7500 euros apenas sobre uma escola. O Concelho de Águeda tem várias escolas. Ora, onde está a ser usado o dinheiro?…. Estas e outras questões são algumas das que me coloco várias vezes. Pode ser que um dia venha um artigo no jornal, ou algo assim do género, que seja a “transparência” deste assunto.
    Não pretendo “apontar o dedo” a ninguém mas gostava que as coisas fossem mais sérias e claras.
    Um abraço a todos.

  2. João said:

    Se os pagamentos, segundo a câmara, estão em dia, então deveriam averiguar porque há salários em atraso. Deviam salvaguardar os direitos dos seus municípes.

  3. Anabela said:

    Eu concordo com a Maria. È uma vergonha pagarem aos professores com dois meses de atraso, quando a Câmara de Águeda já recebeu o dinheiro do Ministério da Educação há muito tempo.
    A Câmara de Águeda deveria tomar como exemplo outras Câmaras como a de Ílhavo que paga aos professorea a tempo e horas e é a propria a contratar os professores não delegando essa tarefa para as asssociações.

  4. Maria said:

    Por alguns parceiros não enviarem os recibos a tempo, pagam todos com a mesma moeda? Então porque não pagam eles a horas certas aos parceiros que têm sempre tudo em dia?

    Isso é desculpa de mau pagador, lamento dizê-lo!

    E pelo que sei, os pagamentos não estão em dia. O mês de Novembro não foi ainda pago, só o de Outubro e à relativamente poucos dias!!!

    Os professores têm de pagar a segurança social todos os meses e sem ordenado torna-se complicado! E a gasolina para se deslocarem para as escolas?

    Podiam ter arranjado um desculpa melhor!!!

*

Top