Projecto da Quercus para Cabeço Santo avança com financiamento europeu

O projecto Cabeço Santo, promovido pelo Núcleo Regional de Aveiro da Quercus, avança em Janeiro de 2009 com uma fase decisiva do seu desenvolvimento, visando a recuperação ecológica de áreas significativas daquele cabeço da freguesia de Belazaima do Chão.

O projecto aprovado tem um orçamento de 60 mil Euros, dos quais 30 mil são garantidos pelo fundo, e os restantes deverão resultar de parcerias público/privadas.

Em termos de acções no terreno, as principais a levar a cabo este ano, segundo o coordenador do projecto, são a plantação de árvores de espécies nativas em áreas libertas da vegetação exótica e invasora no ano passado e a continuação dos trabalhos de eliminação desta vegetação nas áreas já disponíveis (propriedade da Silvicaima), e nas que forem sendo disponibilizadas mercê dos acordos obtidos com os proprietários locais.

No prazo de execução do projecto financiado (19 meses) estão ainda previstas as acções de instalação de um apiário em modo de produção biológico e de demarcação de percursos pedestres. Igualmente relevantes são as acções de educação ambiental, em particular junto da comunidade escolar regional, e as acções de promoção do voluntariado ambiental.

Autores

Notícias Relacionadas

*

Top