Projeto AngelD venceu a fase municipal do concurso Ideias de Negócio

angel

O projeto AngelD, cofinanciado pela Fundação Ilídio Pinho, no âmbito do concurso internacional Ciência na Escola, obteve o primeiro reconhecimento público ao vencer a fase municipal do concurso Ideias de Negócio

O júri, constituído por representantes da SEMA – Associação Empresarial, Associação Jovens Empreendedores de Albergaria-a-Velha, AIDA, IEFP, GesEntrepreneur e Universidade de Aveiro – Unidade de Transferência de Tecnologia, decidiu destacar este projeto de entre os 12 projetos finalistas.
O projeto AngelD é da autoria das alunas do curso profissional técnico de animação sociocultural do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha: Paula Cruz, Mafalda Loureiro e Marta Ribeiro. Recorrendo às novas tecnologias – Internet das Coisas – na área da Saúde, as alunas apresentaram um “anjo” eletrónico para o doente com diabetes: uma pulseira que monitoriza o corpo do paciente e, caso se verifiquem níveis críticos, envia um alerta para o smartphone associado o qual emitirá um sinal sonoro e, em simultâneo, informações no ecrã com os procedimentos de socorro mais seguros, rápidos e eficazes. Recorrendo ao GPS e à rede GSM será igualmente enviado um aviso à pessoa indicada para contacto em caso de emergência.
Colaboram no desenvolvimento do projeto, os alunos Edgar Silva e João Pereira, do curso profissional técnico de gestão e programação de sistemas informáticos e os alunos Cláudia Ferreira, Elisabete Zhyltsova, João Ferreira e o João Barbosa do curso profissional técnico de multimédia na programação eletrónica e no conceito de imagem e produção de conteúdos audiovisuais.
O AngelD irá representar o município de Albergaria-a-Velha na final intermunicipal, a 30 de maio, em Vagos, e na final regional que decorrerá em junho na Universidade Beira do Interior.
Este projeto é coordenado pelos professores Dina Pinto de Educação Visual e Tecnológica e Edgar Borges de Informática. O projeto contou com o apoio de mentores da empresa “TecLife”.

Autores

Notícias Relacionadas

*

Top